sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

NHABIJÃO GANHA ÁGUA



Foi com grande emoção que pelas 10h00 do dia 7 de Dezembro se inaugurou a nova fonte da Escola Básica Unificada de Nhabijão, construída em memória de Giuseppe Zammitti, voluntário italiano do ALP (Associação Leigos P.I.M.E.) chegado a 22 de Janeiro de 2011 ao Centro Feira das Possibilidades, em Nhabijão, Paróquia de Bambadinca, Diocese de Bafatá, e aí falecido no dia 5 de Abril do mesmo ano.
A fonte veio responder às necessidades de várias crianças da tabanca e tornou-se realidade graças ao apoio de Enrico e Monica (ALP), responsáveis do Centro Feira das Possibilidades e dos familiares e amigos de Giuseppe, que estiveram representados pela sua irmã, Hortensia Zammitti, e o respectivo esposo, Franco Strinea.
A inauguração iniciou-se com uma procissão de numerosas pessoas, ao som dos tambores e das vozes das crianças, que cantavam “Anós mininus di Nhabijão/ No na pidi no Salbadur/ Pa i da un kanto na Glória/ Pa no amigu Giuseppe”. (Nós, meninos de Nhabijão, pedimos ao nosso Salvador, para que dê um lugar na Gloria, ao nosso amigo Giuseppe). Chegados junto à fonte, houve um breve momento de oração e Dom Pedro procedeu à sua bênção. Seguiram-se palavras e gestos de agradecimento da parte do diretor da escola, dos responsáveis dos cinco bairros de Nhabijão e dos amigos Hortensia e Franco. Depois de um momento com apresentação de danças e poemas das crianças da escola, foi oferecido um pequeno lanche no Centro Feira das Possibilidades. Saliente-se que Nhabijão, expressão da etnia beafada que significa “três pessoas”, designa uma localidade com cerca de 1700 habitantes.