segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
Pesar de Dom José Câmnaté pelas vítimas do naufrágio
O bispo de Bissau, dom José Câmnate Na Bissign, manifestou neste domingo o seu pesar pelo naufrágio de uma piroga que fazia ligação entre Bolama (antiga capital guineense) e Bissau ocorrido na sexta-feira do dia 28 de Dezembro de 2012.
Dom Câmnate, em nome da Igreja católica guineense “exprime as suas vivas condolências às famílias enlutadas e a todos os que foram tocados pelo drama, convida "os cristãos a rezar por todas as vítimas e as suas famílias", manifestando solidariedade e recomenda os mortos à misericórdia divina, suplicando a Deus que os acolha na sua glória".
O bispo de Bissau afirmou, ainda, que “este trágico acontecimento nos chama a atenção para assumirmos ainda mais as nossas responsabilidades”. Continuando sublinhou que “cada um de nós deve ser responsável pela vida de outrem e não pela sua morte ou infelicidade”, prosseguiu “convidando os guineense e responsáveis de cada sector para uma reflexão sobre o sucedido se de facto poderia ou não ser evitado”?!
Segundo o último balanço, o acidente causou 26 mortos e 74 sobreviventes. Informações, ainda, não confirmadas falam de 31 mortes.
O proprietário da piroga naufragada, um cidadão da Gâmbia, mas que vive na Guiné-Bissau há vários anos, já se encontra sob custódia da Polícia Judiciária para apuramento de responsabilidades.
Segundo testemunhas a piroga levava gente e carga a mais.