quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bissau acolhe 1º encontro de padres josefinos de África




Inicia esta quinta-feira (10 de janeiro) e prolonga-se até ao dia 12 do mesmo mês no CIFAP, em Bissau, o 1º capitulo da vice - província dos padres da Congregação josefinos de África.

O início dos trabalhos deste encontro será presidido pelo bispo de Bissau, Dom José Câmnaté Na Bissign.

O encontro tem por objetivo analisar à situação económica da congregação, a vida consagrada e familiar dos seus membros e perespetivar o futuro.

Participam neste encontro 24 padres desta congregação incluindo o seu superior-geral (presidente de Murialdo World), Mário Aldegani (italiano) e do seu ecónomo - geral, padre Juarez Dalan(argentino). 

Os países membros desta vice-província são: a Guiné-Bissau, Serra Leoa e Gana. Entretanto, os países como a Nigéria e o Benim surgem neste momento como o campo da vocação desta vice - província.

Este é o seu 1º capitulo (encontro) desde a sua criação em março de 2012 em que passou-se a assumir a sua autonomia financeira e administrativa.

O referido encontro vai encerar com a santa missa no dia 12 de janeiro às 09 horas na paróquia Santo António de Bandim que será presidida pelo superior-geral da congregação (presidente de Murialdo World), Mário Aldegani, na presenças de restantes padres participantes no encontro e juntos com os fieis católicos da comunidade local.

A congregação de São José (Josefinos de Murialdo) foi fundada na Guiné-Bissau a 11 de agosto de 1984 em vila de Bula norte do país cerca de 40 km da capital Bissau, tendo como um dos seus trabalhos mais notáveis para além dos trabalhos no campo da evangelização, a contrução de centros de instruções e formação Artesanal e Profissional (CIFAP) em Bula e Bissau que já formou números consideráveis de jovens.