terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval homenagea Dom Setímio

Bissau todas as tardes mais parada desde o sábado, com avenida principal do Aeroporto ao centro da cidade paralizada, para o tradiocional festa do carnaval.
Os cerca de 10 grupos que desfilaram na Edição 2010 na paróquia na Paróquia de Santo António de Bandim, na cidade de Bissau lembraram a figura de Dom Sétimo Ferrazzeta, no tema "trabalhemos pela paz, justiça e reconciliação". Dom Setimio, o primeiro bispo da Guiné Bissau(1977-1999), franciscano italiano, foi um homem muito dedicado e corajoso, que se tornou a única autoridade moral durante a guerra de 1998. A sua personalidade está ligada a imagem moral da Igreja local sempre solicitada para as questões do país.
Os grupos em várias alegorias encenaram a fome a miséria dos mais pobres proclamando a necessidade da palavra da fé para justiça e paz entre os homens. Os júris consideraram a temática muito actual para o momento do país.
Na vida pública, Dom Sétimo é, a partir de 27 de Janeiro 2010, nome da avenida que era conhecida como "estrada da granja", indicado pelas Autoridades Públicas da Guiné Bissau pelo reconhecimento do seu trabalho.