quarta-feira, 31 de março de 2010

Luta contra a pobreza pode distorcer figura do padre

A afirmação foi partilhada pelo Bispo de Bissau, dom José Câmnate, em homilia de Missa Crismal, nesta Terça - Feira Santa: “As dificuldades enormes da luta contra a pobreza tendem a desfigurar a imagem do padre. As pessoas vêm o padre como alguém que tem poder material”.
Para dom José a secularização e a descristianização estão camufladas no contexto de pobreza que tende a reduzir o sacerdote a um “funcionário importante”, empenhado na resolução dos problemas sociais. “Nunca devemos nos esquecer a nossa identidade”, alertou.
No contexto do Ano Sacerdotal, o bispo de Bissau lembrou ao seu clero as palavras do Papa Bento VXI aos participantes do congresso organizado pela Congregação do Clero, “os fies leigos encontraram em muitas outras pessoas aquilo que humanamente precisam, mas apenas no sacerdote poderão receber palavra de Deus, a misericórdia do Pai, a Reconciliação e o Pão da vida”.
Ao pedir que os fiéis aclamassem consigo: “Cristo Jesus, dai à vossa Igreja sacerdotes Santos”, lembrou que o empenhamento pelo social tem que partir da recomendação da 2ª Assembleia dos Bispos Africanos. A palavra pregada e vivida deve promover a Reconciliação, a Justiça e a Paz. A este respeito, orientou os sacerdotes que criem a Comissão da Justiça e Paz nas suas paróquias. “A paz e a justiça não é assunto dos militares e políticos, mas diz respeito a todos e é uma exigência do Reino de Deus, pregado pelo Divino Mestre”, concluiu.