sexta-feira, 23 de abril de 2010

Congregação ordena primeiro vocacionado

Padres Missionários do Preciosíssimo Sangue de Cristo poderão ordenar o seu primeiro padre em Bissau. O jovem Lima da Silva que é ordenado diácono, neste sábado, no dia 24 de Abril de 2010, poderá ser o primeiro padre guineense na congregação.
Lima é natural de Ingore conheceu os padres através da Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue, presentes na comunidade desde 1985. “Sai da minha tabanca, (aldeia) para vir estudar”, recordou. Nesta altura, o jovem Lima era militante da comunidade evangélica igreja “Nova Apostólica”, onde se preparava para receber a ordem de serviço. Em 2000 depois do catecumenato, fez-se baptizar e nos anos seguintes começou a caminhada vocacional. Para ele, o maior desafio é a família, “na nossa tradição balanta dar filho é bom, mas não se pode ficar sem ele”, sublinhou. Porém, acredita então que a família aos poucos vai aceitando a originalidade da vocação à consagração. Padres Missionários do Preciosíssimo Sangue de Cristo estão na Guiné-Bissau, desde 1999 e em Outubro de 2001, abriram casa em Bissau para acolhimento e formação de candidatos a membros do Instituto, que foi transferida para Safim em Julho de 2006.
Padres do PIME, Pontifício Instituto de Missões Externas, em Bissau desde 1947 também anunciaram que vão ordenar o seu primeiro padre, o jovem guineense diácono Gaudêncio Francisco Pereira na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no mês de Julho. Ainda este ano deve ordenar-se mais dois padres diocesanos para a diocese de Bissau e outros três na diocese de Bissau.