quinta-feira, 13 de maio de 2010

Senhora da Paz

A invocação encheu as ruas na procissão que marcou a noite de 12 de Maio, em Bissau. “ A Guiné -Bissau está a viver um memento de incerteza e também de esperança, a procissão quer ser uma invocação a Maria de compromisso de paz em nossas famílias”, disse o pároco de Fátima, padre Marcos Pifferi justificando a escolha do tema.
No contexto de minoria católica como é da Guiné-Bissau, as Ave-Marias não deixaram de ser uma mensagem para os não católicos parando por alguns minutos o transito na capital. Para o padre Pifferi, os irmãos da confissão islâmica aceitam Maria como serva de Deus e isso encoraja a que estas manifestações ganhem o carácter inter-confessional, no ambiente inter-religioso da Guiné-Bissau.
Antes da procissão dom Pedro Carlos Zilli, O bispo de Bafata, presidiu a missa na cátedra, com a presença da comunidade da Paróquia de Fátima. O bispo é convidado a participar na visita de Bento XVI a Portugal com Dom José Camnate, bispo de Bissau. Na ocasião, dom Pedro, lembrou que estaria em Fátima Portugal e nos actos da visita papal em Portugal de vela acesa para elevar no altar da fé a prece pela Guine -Bissau.
As manifestações a Nossa Senhora de Fátima continuam até dia 16 de Maio. A escola paroquial a ela dedicada tem reservado um momento, neste 13 Maio, interpelando para a necessidade da Paz.