A afirmação é do padre Adérito Gomes Barbosa, dehoniano português que está em Bissau para pregar o retiro anual do clero, missionários e missionárias de 5 a 10 de Setembro de 2010. “Há preocupações, ameaças, mas vai tudo para frente, porque quando estamos a andar não estamos preocupados com os obstáculos, mas sim com o futuro, com a meta”.
Padre Adérito Barbosa é escritor e doutor em Teologia Pastoral e Ciências de Educação. Para ele, o caminho da educação é decisivo para o continente, uma educação que não seja apenas tecnológica, mas que dê o sentido global das coisas de forma holística. Neste sentido, o académico, apontou para a necessidade de se educar para o “pensamento”. Em seu entender, o foco da esperança em África reside na sua grande riqueza que é a tradição que, não sua opinião, não deve ser deitada fora, mas deve ser aprofundada com uma filosofia de base.
Padre Adérito Barbosa é o primeiro dehoniando que vem a Guine – Bissau, onde já trabalham as Missionárias Leigas Dehonianas. Aqui, além do retiro espiritual, vai falar aos jovens, aos professores, aos catequistas e aos estudantes num total de 9 intervenções.