sábado, 30 de outubro de 2010

Pastoral juvenil trabalha na Ilha de Bubaque

Jovens do Sector Pastoral de Bissau trabalham em Bubaque. Animadores de vários grupos juvenis da cidade de Bissau viajaram 4 horas de barco para se encontrarem com os jovens daquela comunidade da Ilha de Bubaque, nos dias 29, 30 e 31 de Outubro de 2010.
A excursão, segundo os responsáveis, é uma tentativa de animação ao grupo que, há um tempo a esta parte, tem mostrado dificuldade de se organizar e participar em eventos do sector, dada a sua localização geográfica. Os jovens na primeira noite fizeram uma “Palhota de Oração” e na manha seguinte partilharam um tema de formação com o interesse de despertar a liderança, deixando o entretimento para o último momento. A apresentação do tema partilhada entre todos com o testemunho dos visitantes abordou a necessidade de um grupo de jovens católicos, como espaço de partilha da fé e testemunho.
A Guiné-Bissau é um país com 36.125 kilometros quadrados dos quais 1.500 Kilometros quadrados é insular. O acesso às localidades das Ilhas se faz geralmente de canoas, havendo ainda muito pouco investimento no transporte fluvial. Para toda região das iIhas Bijagos, a comunidade católica de Bubaque é a única referencia, no conjunto de 37 ilhas habitadas. Há Ilhas em que os missionários nunca chegaram e as pessoas não conhecem o evangelho nem tão pouco a igreja.
A louvável iniciativa dos jovens de Bissau espera-se que seja seguida por outras pastorais e serviços eclesiais.