O evento organizado pela Fundação Evangelização e Cultura - FEC, na festa dos seus 20 anos de existência fez deslocar a Lisboa o Bispo de Bafatá, Dom Pedro Zilli, neste dia 13 de Dezembro de 2010. Dom Pedro Zilli fez a sua intervenção no painel Fé, Educação e Saúde – O porquê do "core business" das organizações de inspiração religiosa?
O Seminário destacou que no contexto global, a fé continua a ser uma singular força mobilizadora, exercendo uma influência incontornável em todos os domínios da vida em sociedade, exemplificando que na Guine -Bissau, as comunidades muçulmanas e cristas criaram escolas comunitárias, assegurando o ensino básico em zonas onde o Estado não garante o acesso a educação e também em algumas regiões, estas comunidades mobilizam-se no sentido de providenciar o salário e alojamento dos professores, como forma de assegurar a educação das suas crianças.
A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), instituída pela Igreja Católica de Portugal (Conferência Episcopal e Institutos Religiosos). Ela surge em 1990 na sequência lógica das celebrações dos 500 anos da Evangelização das Igrejas Lusófonas e do movimento de reencontro desses povos. Em 20 anos de existência, está presente em vários países de Língua oficial Portuguesa trabalhando em projectos de Educação e Saúde. Na Guine - Bissau a FEC está desde Janeiro de 2001 sustentando projectos em quase todas as localidades.