“Agradeço ao senhor pela Sua fidelidade e ter me conduzido até aqui”. As palavras foram ouvidas do padre Giancalo Todesco, 69 anos, Oblato de Maria Imaculado, no dia da festa dos 50 anos de vida religiosa.
O padre italiano de nacionalidade começou a trajectória missionária no seu próprio país. Depois foi enviado a Laos, nos tempos mais difíceis da guerra civil, trabalhando aí 6 anos, até abandonar o país, com todos os missionários estrangeiros a pedido das autoridades locais, em 1975. Olhando para traz, disse que experiência era uma extraordinária lição de vida que nunca esquece. Em 1976 foi enviado para Senegal – Dakar, servindo em 5 comunidades diferentes até vir a Guine – Bissau em 2008, ao serviço da Diocese de Bissau como ecónomo, na cúria diocesana. Em 50 anos de vida religiosa, defende que a alma da missão é o serviço, como expressão da vontade de Deus, “Ele não abandona aqueles que se entregam às suas mãos”.
Padre Giancarlo nasceu no dia 22 de Dezembro de 1941, como o último filho de seus pais, dos quais duas religiosas. Consciente dos desafios da vida religiosa, deixou uma mensagem de encorajamento aos jovens vocacionados. Deus obrigado!
From Matteo Candido
Padre Giancarlo,Voglio unirmi anch'io, assieme a mia moglie Bruna, alle comuni felicitazioni per il tuo 50º di sacerdozio. Rcordando i tempi di Nguenienne, ti auguro dal Signore entusiamo e costanza nel tuo nuovo impegnativo lavoro pastorale em prol da Guinè.