domingo, 30 de janeiro de 2011

Clero enaltece figura do novo bispo de Cabo-Verde

A recente nomeação do padre Ildo Augusto dos Santos Lopes Fortes, 46 anos, para Bispo de Mindelo é tida para os padres da Guine - Bissau, como um sinal de esperança para a Igreja Católica da África Ocidental.
O bispo eleito, na opinião do padre Domingos Cá, é um sujeito simples, livre, jovial, um carácter que poderá dar muito à comunidade episcopal. “Acho que ele não vai perder o seu jeito”, rezou. Por sua vez, padre Bernardo da Cunha Cumbá que conviveu com o eleito, em Portugal quando ele trabalhava em Carcavelos (2006 a 2007), disse que a escolha foi bem acertada, esperando que não perca o estilo de ser próximo das pessoas. Bernardo disse ainda que o eleito gostava de provocar com expressões de tipo os padres da Guiné-Bissau são muito fechados aos cabo-verdianos, com quem partilham a mesma história. “Agora que é bispo espero que ele puxe por nós para que a nossa história comum proclame a nossa fé”, disse.
Dom Ildo foi colega de formação padre Jorge Soares da Diocese de Bafata, pároco de Bolama, para quem a expectativa é das melhores. Ainda de Bafata o pároco da Catedral, padre Abraão Ambessum Sambú, acredita que a nomeação de dom Ildo é uma oportunidade para a Conferencia Episcopal.
A Diocese de Midelo é a segunda diocese católica de Cabo Verde. Ela foi erigida a 14 de Novembro de 2003 pelo Papa João Paulo II por desmembramento da Diocese de Santiago de Cabo Verde com sede na Praia, a capital da nação.