Os membros da Comissão Justiça e Paz, Direitos Humanos e Desenvolvimento, da Diocese de Bissau visitam as Pequenas Comunidades Cristãs, nas paróquias. O objectivo do encontro é sensibilizar os fiéis para os Direitos Humanos e inteirar-se da realidade vivida pelas pessoas nos bairros.
Uma equipa de Animadores da Cáritas e Comissão de Justiça e Paz, coordenada pela senhora Ângela Barbosa ao deslocarem-se, reúnem as pessoas nos bairros de comunidades próximas, com os membros locais da Justiça e Paz e Desenvolvimento. A conversa é animada com umas perguntas em estilo de entrevista. Segundo Frei Michael Daniels, ofm, a metodologia de trabalho com as pessoas em pequenos grupos é a forma encontrada para contactar as comunidades, buscando reforçar a organização de base sobre o Caminho da Justiça e Paz, Direitos Humanos e a consciencialização das problemáticas locais.
Para o sector de Bissau, os trabalhos tiveram inicio no dia 1 de Fevereiro de 2011. Neste mesmo mês estão agendadas as visitas às comunidades paroquiais de São Francisco de Assis de Antula e Santa Luzia. No fim da visita a cada comunidade, de acordo com a localização das comunidades visitadas, é feito um relatório que vai oferecer dados para intervenção e acompanhamento.