quinta-feira, 14 de abril de 2011

Diocese reabre internato de Bor

A comunidade católica reabre a estrutura de atendimento de meninos neste sábado, dia 16 de Abril de 2011. A estrutura data dos anos de 1936, com a presença das Irmãs Hospitaleiras, no local que até 1974 tinham aí o internato feminino, vindo depois a ser confiscado pelo Estado nos anos depois da independência.
No âmbito da devolução dos imóveis a Igreja Católica retomou o caminho de assistência social. No Bor,começou o trabalho da recuperação do edifício com ajuda de “Amici Del Terzo Mondo”, desde 2007. Com a recente visita da Ministra da Mulher e Coesão social e Luta Contra Pobreza, Dra Maria de Lourdes, o executivo guineense, através do Despacho nº 3/2011 autorizou o seu funcionamento que agora vai se chamar Casa de Acolhimento Bambaran com a capacidade para 100 crianças de 0 a 12 anos de idade de ambos os sexos.
O esforço da Igreja Católica na Guine-Bissau de retomar a sua presença de serviço em vista da dignidade da pessoa humana é visível na saúde e educação, sobretudo em obras de promoção humana. Actualmente aIgreja Católica tem o maior número de escolas e jardins infantis, nos centros urbanos até às localidades mais longínquas do interior, revelando-se uma parceira mais activa na educação para o Estado guineense.