O trabalho da Pastoral ganhou um novo vigor com a criação nos últimos meses de uma presença que pode encaminhar-se para uma Coordenação Nacional. Trata-se de Rosa Robalo Rosa, carinhosamente chamada por dona Necas, esposa do senhor Henrique Rosa, ex-presidente da Republica da Guine – Bissau.
Segundo a Ir. Helena Marcelo António dos Santos, das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo e coordenadora da pastoral na Diocese de Bissau, a presença da dona Necas está a dar um novo calor à mobilização e atenção ao trabalho. “Apesar de ser o que ela é chega com muita facilidade às pessoas”, disse. A Pastoral da Criança na Guine-Bissau está ainda na fase de mobilização e expansão. Actualmente prossegue a fase de sensibilização de parceiros nacionais. Para a religiosa, a maior dificuldade nesta empreitada é sustentar o voluntariado. A senhora Rosa, dona Necas que ainda não foi nomeada, a ser nomeada para a Coordenação Nacional poderá ajudar a pastoral neste desafio de sensibilização.
A Pastoral da Criança é um organismo de acção social da Igreja Católica nasceu no Brasil, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objectivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua actuação tem carácter ecuménico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.
Na Guiné Bissau começou os trabalhos depois da visita da sua fundadora Dra. Zilda Arns Neumann.