Situação politica considerada “estabilizada”, com a recente lei das Autarquias e governo mais aberto ao diálogo são tidos como sinais positivos para uma novo posicionamento pastoral, no plano estratégico da diocese de Bissau 2010-2014, apresentado aos agentes de pastoral neste dia 28 de Junho de 2011.
O documento de 26 páginas foi produzido por uma equipa técnica de instituições diocesanas e parceiros, com ajuda da Cooperação Holandesa e a Fundação Evangelização e Cultura,FEC, reflecte a intervenção da Igreja nos princípios da Doutrina Social da Igreja, tendo como valores fundamentais o incremento da vida social. Ao mesmo tempo busca aprofundar e viver a Igreja como família de Deus, incentivando o fiel a um forte sentido de pertença a Cristo na comunidade local, descobrindo a sua vocação e assumindo a sua responsabilidade, com a participação activa na vida da mesma comunidade.
A apresentação aos agentes de pastoral foi feita pelo senhor Simão Cardoso Leitão da FEC, no fim da manhã deste 1º dia de trabalho.