quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Africanos pedem paz a Fatima


Emigrantes africanos na Europa encheram a Fatima no dia 6 de Agosto na Peregrinação africana, sob lema “Mãe do verbo nossa mãe, ensina-me a dizer sim” e pedir a paz para o continente.
Presidida pelo capelão Padre Dex, a missa foi animada pelo coro da capelania africana composto pela comunidade da Guiné-Bissau, Cabo-Verde, São-Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola e Congo e, contou com a presença de mais de 6 mil pessoas.
Apesar das dificuldades que se vivem para encontrar a paz nos países de origem é importante que cada cristão suba a montanha da sua vida, ultrapassando as dificuldades étnicas e ficar mais próximo da palavra de Deus”, disse o pe. Dex na homilia, agradecendo também a comunidade africana pela experiência que adquiriu com a mesma durante a missão em Portugal.
A ocasião serviu também para o celebrante despedir-se da capelania da qual foi capelão há quatro anos para ir assumir uma nova função no seminário superior espiritano no porto.
O momento foi vivido com muita dança e animação culturalde diferentes grupos num ambiente fraterno, fé e de muita alegria e entrega de prendas pelo grande serviço realizado em prol dos emigrantes africanos residentes em Portugal.
Terminada a missa, seguiu-se o Agape.
De dizer que as actividade terminaram com a bênção final do capelão Padre Dex-Steve Goyeko. A referida peregrinação é realizada todos os anos no primeiro sábado do mês de Agosto e esta foi a 17ª realização.