domingo, 1 de abril de 2012

Semana Santa de reconciliação 2012.

Bissau, 30 de Março de 2012

Caríssimos Irmãos e Irmãs
das Diocese de Bissau e Bafatá,

Na Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Africae Munus”, ao número 157, o Papa Bento XVI diz o seguinte: “Para encorajar a reconciliação, a nível comunitário, recomendo vivamente – como desejaram os Padres sinodais – que se celebre todos os anos, em cada país africano, um dia ou uma semana de reconciliação, particularmente durante o Advento ou a Quaresma”.

Atendendo a esta recomendação do Papa, nesta Quaresma já foram organizados momentos de oração para a vivência mais profunda da reconciliação.

No próximo Domingo, com toda Igreja, celebraremos o “Domingo de Ramos na Paixão do Senhor”, com o qual iniciamos a Semana Santa. Na Semana Santa, somos chamados a viver mais intensamente, a nossa fé, renovando-a na oração, no jejum, na caridade, na escuta profunda da Palavra de Deus. Somos chamados a nos ajoelharmos diante de Cristo que carregará sobre os ombros todas as dores e pecados da humanidade.

Neste ambiente de fé e de esperança, em que entramos na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, nós, Bispos da Guiné-Bissau, convidamos todas as comunidades das dioceses de Bissau e Bafatá, a viver a Semana Santa como uma “semana de reconciliação”.

Que neste momento de eleições presidenciais antecipadas, onde os ânimos andam bastante acirrados, oremos para que o Senhor venha em auxilio da nossa querida Guiné-Bissau. Roguemos-lhe para que cada guineense se reconcilie com Deus, consigo mesmo e com o irmão. Que neste desejo de reconciliação, nós cristãos católicos, não nos descuidemos do Sacramento da Reconciliação.

O Salmo 127,1 diz que “se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os construtores. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigiam as sentinelas”. Com a certeza de que, se o Senhor, não edificar a casa, não poderemos alcançar a reconciliação, a justiça e a paz, convidemos a todos os irmãos guineenses a associarem-se a nós, católicos, na oração pela justiça, paz e reconciliação.

Que todos nos empenhemos na criação e consolidação das bases para um futuro mais promissor do nosso bom povo guineense.


Com votos de Feliz Páscoa,

Dom José Câmnate na Bissign
Dom Pedro Carlos Zilli
Dom José Lampra Cá