quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MISSÃO DE SCHOENSTATT EM BAFATÁ

MISSÃO DE SCHOENSTATT EM BAFATÁ


De 13 a 28 de Julho, a Diocese de Bafatá teve a grande alegria de acolher 12 jovens missionários de Portugal (10 raparigas e 02 rapazes), acompanhados de seus assessores espirituais: Pe.José Manuel Herrera, sacerdote do Movimento Schoenstatt, e Sra. Rosana Silva (Consagrada do Instituto Senhoras de Schoenstatt). A Missão Schoenstatt em Bafatá, concretizou-se na Paróquia Nossa Senhora da Graça, sede da Diocese, cujo Pároco é o Pe. Abraão Ambessum. Os missionários ficaram hospedados na cúria diocesana, em companhia das leigas missionárias Adriana Nishiyama e Rita Valbordo Carvalho e na casa paroquial.

Dom Pedro Zilli que não pôde estar presente em Bafatá, por motivos de saúde, enviou uma mensagem aos Missionários de Schoenstatt, desejando “que a Missão em Bafatá neste mês de Julho, com seu fundamento na Palavra de Deus, seja como chuva e a neve que regam a terra, fazem germinar as sementes,...cumprindo a vontade do Senhor”. Em Bafatá tiveram um dia de formação sobre a Guiné-Bissau e sua Igreja, orientado pelo Pe. Domingos da Fonseca, Pe. Abraão e Irmã Goretti,. Participaram da festa dos 10 anos das Irmãs da Congregação Santa Teresinha de Contuboel, distante 30 kms de Bafatá: uma festa com muita alegria, eucaristia e dança. Um dos jovens missionários salienta: “A festa ajudou a perceber como o povo de Bafatá é acolhedor, carinhoso e alegre com toda a gente”. Visitaram 191 famílias de Bafatá, levando a Imagem da Santa Mãe Peregrina, sempre acompanhados pelos jovens vocacionados e seminaristas da paróquia que enriqueceram ainda mais o diálogo, pois as famílias não falam português e sim o criolo. A Rosana disse que “a visita às famílias foi ocasião para uma grande descoberta das riquezas do bom povo de Bafatá e que as famílias mostraram toda a sua felicidade por receberem a Mãe Peregrina e os missionários em suas casas”. Encontraram-se com as crianças, jovens e adultos nas dependências da missão para partilhar, brincar, aprofundar a fé, rezar o terço, com grande destaque à celebração da Santa Eucaristia. Foi celebrada uma missa com as crianças do Djumbafatá (convívio), tipicamente guineense com danças e uma linda encenação do evangelho. Os jovens além de rezar o terço todos os dias, puderam confeccionar seu próprio terço. Participaram da missa na Paróquia São Daniel Comboni de Bafatá, e após a missa, houve uma breve conversa com a comunidade.

No domingo, à tarde, dia 22, foi vivido um lindo momento com as famílias e jovens da comunidade, numa maravilhosa troca de experiencias familiares a partir de duas realidades bem diferentes: a da Guiné e a de Portugal. Houve uma brincadeira, onde cada um pôde mostrar um talento; houve danças, malabarismo, música etc...! Os missionários, com a colaboração do Pe. Admir, Pe. Abraão, Domingos Mandjaco, Dominguinho, vocacionados, pintaram o salão da missão, “deixando o espaço com um rosto diferente e mais bonito para as reuniões e atividades que lá acontecem”, ressaltou Rosana. Os missionários estiveram no Hospital Regional de Bafatá. Sentiram uma imensa alegria por preparar a comida para os doentes internados. Além de um encontro com o Dr. Vitorino, Diretor do Hospital, que lhes apresentou a situação atual, duas das jovens ajudaram na pediatria e na Casa das Mães que está sob a responsabilidade da Caritas Guiné-Bissau em parceria com o Ministério da Saúde. Na missa de despedida, estiveram presentes algumas das famílias visitadas, jovens e crianças. Sr. Diniz, coordenador paroquial, agradeceu em nome de toda a paróquia pelo belíssimo trabalho que o grupo realizado durante estes dias. Os missionários, por sua vez, agradeceram todo o acolhimento da cúria diocesana, da paróquia Nossa Senhora da Graça, nas pessoas do Pe. Abraão, Pe. Admir, Pe. Alberto, seminaristas, irmãs, vocacionados, famílias, jovens…! Enfim de todos. Agradecem todo o apoio dos sacerdotes da Paroquia São Daniel Comboni: Pe. Pedro e Pe. Lúcio. Por sua vez, a Paróquia Nossa Senhora da Graça, a Diocese agradeceram a presença dos missionários de Schoenstatt pela fé, missionariedade e devoção à Nossa Senhora, a Mãe Peregrina, nos dias vividos em Bafatá. Numa missa celebrada no Santuário de Schoenstatt, em Lisboa no dia 30 de Julho, Dom Pedro Zilli, agradeceu a Deus por mais esta iniciativa pastoral na Diocese. Agradeceu os missionários e convidou-os a “retornarem a Bafatá para partilharem a fé, o amor a Deus e a Nossa Senhora com os irmãos guineenses”.