segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ano da Fé “uma bíblia para cada cristão”


Na missa que marcou a abertura do Ano da Fé na diocese de Bissau, o bispo de Bissau, Dom José Câmnate Na Bissing, apelou os párocos da sua Diocese para procurarem pôr à disposição dos seus paroquianos a bíblia e o catecismo da igreja católica como forma de facilitar a que cada cristão tenha esses instrumentos tão importantes.
Dom José Câmnate fez este apelo no rescaldo da missa do início do Ano da Fé na diocese de Bissau sábado (13 de Outubro de 20 12) na Sé Catedral de Bissau.

O Bispo de Bissau deseja ver no decurso deste Ano da Fé cada cristão da sua Diocese com uma bíblia, tendo-os convidado para aprofundarem os seus conhecimentos da palavra de Deus, do catecismo da igreja católica e do Concilio Vaticano II.
Dom Câmnate Na Bissing, na homilia afirmou que a fé não resume-se apenas em ir à missa, mas sim, em testemunhá-la e vivê-la intensamente em todos momento e lugares “ na política, na economia e no trabalho” etc, afirmou.

O prelado abordou, ainda, a questão do paradoxo que se verifica entre a vida e a fé, defendeu que não deve haver dicotomia entre as mesmas.
Dom José Câmnate convidou, por outro lado, os guineenses à escuta e vivência dos ensinamentos evangélicos sustentando que isso poderá conduzi-los a uma verdadeira reconciliação e paz que tanto almejam.

A missa da abertura do Ano da Fé na Diocese de Bissau foi assistida por dezenas de padres, religiosos e religiosas, e leigos provenientes das diferentes paróquias que compõem a Diocese de Bissau. Recorde-se que o Papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé para o período de 11 de Outubro de 2012 a 24 de Novembro de 2013.

Entretanto, para assinalar este Ano da Fé a Diocese de Bissau irá promover várias atividades a começar logo no dia 16 a 17 de outubro (terça e quarta-feira) com uma formação permanente destinada aos padres, na qual vão debruçar-se sobre o Catecismo da Igreja Católica e os documentos do Concilio Vaticano II;
No dia 8 de dezembro terá lugar a peregrinação nacional ao santuário de Cacheu com o tema “Maria djudanu kirsi na fé”;

Nos dias 10 e 14 de Dezembro haverá um retiro espiritual para todo pessoal missionário; quatro dias depois, isto é, no dia 18 de dezembro haverá a segunda formação permanente para os padres com o tema “missão evangelizadora no mundo de hoje”;
5 de março de 2013, a terceira formação permanente que decorrerá sob tema “fé, ecumenismo e diálogo inter-religioso;

18 de maio, mais uma sessão de formação sobre o Catecismo da Igreja Católica na preocupação da pastoral ordinária na igreja.
A comemoração do Ano da Fé vai concluir-se com uma missa solene no dia 24 de Novembro de 2013, na solenidade de “Cristo Rei do Universo “ na Sé Catedral de Bissau.

Paralelamente ao programa da Diocese as comissões diocesanas e as paroquias têm também seus programas comemorativos do Ano da Fé.