domingo, 9 de dezembro de 2012

PEREGRINAÇÃO NACIONAL CACHEU



No sábado, dia 8 de Dezembro, solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, foi realizada a já habitual Peregrinação Nacional ao Santuário de Nossa Senhora da Natividade, em Cacheu. Neste Ano da Fé foi escolhido o lema: «Maria, djudanu kirsi na fé» (Maria, ajudai-nos a crescer na fé).
Na véspera, sexta-feira de tarde, houve uma marcha jovem de Capó para Cacheu (cerca de 7 Km), seguida de Adoração Eucarística, no recinto do Santuário.
No dia 8 de manhã todos os peregrinos, provenientes de várias paróquias das duas dioceses da Guiné-Bissau, foram chegando em procissão ao Santuário, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Pedro Zilli. Estiveram igualmente presentes os bispos Dom José Câmnate na Bissign e Dom José Lampra Cá, que concelebraram junto com numerosos sacerdotes de todos os cantos da Guiné.
Durante a homilia, Dom Pedro convidou os milhares de fiéis a colocarem a sua esperança em Deus, como Maria, e sublinhou que “todos somos chamados à santidade, a sermos imaculados, a viver em comunhão com Deus no amor”. Em seguida o bispo de Bafatá lembrou que, em Jesus Cristo, Deus faz de nós “embaixadores da reconciliação”. Por fim concluiu: “Peçamos a Deus para que o ‘diálogo para o novo contrato social’ que está para iniciar, nos ajude a curar as chagas das nossas guerras, trazer harmonia às famílias, acabar com a desconfiança entre os diferentes grupos ou partidos, trazer unidade, fraternidade e paz na Guiné-Bissau”.
No final da celebração Dom José Câmnate agradeceu a todos os presentes, às autoridades nacionais e locais, aos voluntários e benfeitores, aos dois sacerdotes vindos de Portugal e Brasil para dar aulas no Seminário Maior de Bissau. Agradeceu igualmente a amável presença de um grupo de líderes muçulmanos.
Da parte da tarde, pelas 15 horas, os peregrinos voltaram a reunir-se no recinto do Santuário para receber do Bispo Dom José Lampra Cá uma bênção solene. O bispo benzeu também os objectos religiosos. Por fim os fiéis retornaram às suas paróquias, levando além do cansaço e do entusiasmo, o compromisso de ao longo deste ano se deixarem ajudar por Maria, a crescer na Fé.