segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Pesar de Dom José Câmnaté pelas vítimas do naufrágio



O bispo de Bissau, dom José Câmnate Na Bissign, manifestou neste domingo o seu pesar pelo naufrágio de uma piroga que fazia ligação entre Bolama (antiga capital guineense) e Bissau ocorrido na sexta-feira do dia 28 de Dezembro de 2012. 

Dom Câmnate, em nome da Igreja católica guineense “exprime as suas vivas condolências às famílias enlutadas e a todos os que foram tocados pelo drama, convida "os cristãos a rezar por todas as vítimas e as suas famílias", manifestando solidariedade e recomenda os mortos à misericórdia divina, suplicando a Deus que os acolha na sua glória".

O bispo de Bissau afirmou, ainda, que “este trágico acontecimento nos chama a atenção para assumirmos ainda mais as nossas responsabilidades”. Continuando sublinhou que “cada um de nós deve ser responsável pela vida de outrem e não pela sua morte ou infelicidade”, prosseguiu “convidando os guineense e responsáveis de cada sector para uma reflexão sobre o sucedido se de facto poderia ou não ser evitado”?!

Segundo o último balanço, o acidente causou 26 mortos e 74 sobreviventes. Informações, ainda, não confirmadas falam de 31 mortes.

O proprietário da piroga naufragada, um cidadão da Gâmbia, mas que vive na Guiné-Bissau há vários anos, já se encontra sob custódia da Polícia Judiciária para apuramento de responsabilidades.  

Segundo testemunhas a piroga levava gente e carga a mais.



VISITA CACINE E CAFAL

DOM PEDRO EM CAFAL COM OS "GARANDIS", IRMÃS MISSIONARIAS DA IMACULADA , 
PE. BRUNO E PE. ROGERIO

Nos dias 22 a 24 de Dezembro (Sábado a Segunda-feira), Dom Pedro Zilli, acompanhado pelo Pe. Bruno Favero, Superior Delegado dos Oblatos de Maria Imaculada (OMI) e o Pe. Rogério Alves, diocesano de Uruaçu, Goiás, Brasil e professor de filosofia no Seminário em Bissau, esteve visitando Cacine e Cafal, Setor do Cubucaré, Sul da Guiné-Bissau e da Diocese de Bafatá. Em Cacine, no Sábado, participaram de um momento de oração organizado pelas Missionárias da Imaculada (MDI) de Cafal. Cumprimentaram a pequena comunidade cristã e as autoridades locais. Além de levar uma mensagem de Natal, a visita teve o objetivo de aprofundar o diálogo para abertura de uma missão OMI em Cacine, prevista para 2014. Será uma grande graça para esta comunidade, pois Cacine nunca teve uma presença de missionários residentes. No domingo de manhã, celebraram a Santa Missa do quarto domingo do Advento em Cafal, onde há uma animada comunidade. À tarde, Dom Pedro reuniu-se com as irmãs para ver como estão caminhando em Cafal e Cacine. Depois disso, reuniu-se com os grandes de Cafal e a seguir, juntamente com eles, irmãs e padres abençoou a fonte de água construída pela UNICEF. Todos ficaram muito felizes dizendo que “a água era muito boa e se constituía em mais uma bênção de Deus para Cafal”. 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

BISPO EMERITO DE ZIGUINCHOR (SENEGAL) É SEPULTADO



Nesta quarta-feira, dia 19 de Dezembro, na Sé Catedral de Ziguinchor, Sua Eminência Cardeal Theodore Adrien Sarr, Arcebispo de Dakar, presidiu a Missa Solene pela alma de Dom Augustin Sagna, Bispo emérito de Ziguinchor. Após à celebração Dom Sagna foi sepultado na mesma Catedral dedicada a Santo António de Pádua.

Dom Augustin Sagna, cujo lema episcopal era “Omnia in Christo” (tudo em Cristo) nasceu no dia 23 de Outubro de 1920. Faleceu na quarta-feira passada, dia 12 de Dezembro, com 92 anos de idade. Dom Sagna, que foi ordenado bispo no dia 15 de Janeiro de 1967, teve como sucessores, o falecido Dom Maixent Coly e o atual bispo Dom Paul Abel Mamba. Depois da sua reforma em 1995, retirou-se a Cabrousse como pároco fundador da Paróquia Saint Jean Baptiste.

Dom Augustin deixa na memória coletiva e no coração dos fiéis, a figura de um pastor de grande bondade, de um sábio promotor das vocações sacerdotais e religiosas, de um grande construtor e de um missionário edificante, ao serviço de Deus e dos homens.

Na Homilia da Santa Missa, Dom Ernesto Sambu, Bispo de Saint Louis (Senegal), disse que “Dom Augustin foi um homem cheio de qualidades e muito profundo…! Ele foi antes de tudo, um homem de fé. Deus era o seu apoio. Ele não se deixava abater pelos acontecimentos que podiam desencorajá-lo”.

Os bispos da Guiné-Bissau (Dom Câmnate, Dom Lampra e Dom Pedro), acompanhados por sacerdotes, religiosas e fiéis participaram deste momento de dor, e ao mesmo tempo, de fé e esperança que a Igreja irmã de Ziguinchor está a viver.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SEMINARISTAS FAZEM RETIRO DE ADVENTO



Dom Pedro, Pe. Bernardo Gomes, Pe. Rui Santiago, Irmã Rosa e Seminaristas

Nos dias 16 a 18 de Dezembro (sexta a domingo), no Centro de Espiritualidade de N’Dame, os seminaristas das Dioceses de Bissau e Bafatá fizeram seu retiro de Advento em preparação ao Santo Natal. Dom Pedro Zilli, que orientou o retiro, falou-lhes de santidade, da gratuidade, da importância de se estar unidos “à fonte da Missão”. Refletiu com eles sobre a história do Advento e sua espiritualidade da “vigilante espera do Senhor”, esperança, alegria, conversão, pobreza. Meditou sobre quatro figuras do Advento: Isaías, João Batista, São José e Maria. Realçou a figura de Maria, cuja espiritualidade se funda na sua “absoluta e total adesão à Palavra de Deus, total intimidade com Jesus e total consagração a Deus, a Cristo, aos apóstolos, aos discípulos e às pessoas necessitadas”. Os 14 seminaristas, que viveram intensamente o retiro na oração, no silêncio, na escuta da Palavra de Deus, agradeceram a Dom Pedro pela sua disponibilidade em acompanhar-los espiritualmente nestes dias. Dom Pedro, por seu lado, agradeceu à direção do Seminário e aos seminaristas pela graça de mais um retiro com aqueles que se prepararam para sacerdócio ministerial.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ILUMINADOS EM N’DAME PARA SABOREAR, RECEBER E EXPERIMENTAR


Orientado pelo Padre Rui Santiago da Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR) que durante cinco dias ajudou o pessoal missionário a saborear o Dom de Deus recebido no Espirito Santo para poderem experimentar a Beleza e a Força que há-de vir (Act 6, 4-5) características próprias dos Iluminados segundo o autor da carta aos Hebreus.

Entre muitas experiências “compartilhadas” na sua explanação o padre Rui disse que “ nestes dias de retiro em N’dame, partimos da provocação do autor da carta aos Hebreus quando, diz que quer ir além dos “ensinamentos elementares acerca de Cristo”, e fala do que “é próprio dos Iluminados”. “Iluminados”, na altura, era uma maneira de falar dos Baptizados. Baptismo que era também chamado de Sacramento da Iluminação.

O que é próprio dos Baptizados, dos mergulhados no Mistério de Cristo é estarem em Processo de Fé como experiência pessoal, íntima. Para isso o Redentorista nos aponta os verbos “saborear”, “receber” ou “experimentar”.

Indo mais longe para se aproximar de Deus Padre Santiago disse que “O Dom de Deus, que preside à nossa História, é sempre a Primeira Palavra, porque o nosso Deus é Aquele que toma a Iniciativa de nos amar. Cria-nos para nos amar, cria-nos à Sua Imagem e Semelhança, como um “Tu”, para nos poder dizer “Amo-te”. E toda a História da nossa Salvação é a narrativa de um Deus que nos procura e busca sem cessar, não para nos conquistar, mas para nos oferecer um Dom. A Hora máxima deste Dom é Jesus Cristo, uma Dádiva em forma de Pessoa, o Verbo de Deus, Dito e Feito”!

Ele que nos é apresentado desde as primeiras páginas dos evangelhos como alguém “levado pelo Espírito”, e que se tornou o Mediador desse Espírito para nós, Espírito do Pai para o Filho, e do Filho para os Seus irmãos... Espírito de Filiação, que, sendo enviado da parte de Jesus e através de Jesus, chega a nós para nos moldar à medida e ao jeito filial de Jesus...

É de Beleza que falamos quando nos abeiramos da Tradição da nossa Fé... porque é com Deus mesmo que nos damos, cara a cara, num mistério de Doação imenso e imerecido. A Beleza da Palavra de Deus não é outra senão a Beleza de Deus mesmo que Se faz Palavra, Comunicação, Comunhão, Diálogo... Poder experimentar esta Beleza é ser convidado também ao Ministério da Beleza como parte da nossa tarefa evangelizadora. Anunciar a Palavra de Deus é propor ao Mundo dos Homens uma Beleza e um Bem que não poderíamos dar a nós mesmos.

Porque esta Palavra anunciada é mais que um “dizer”... é Contar um Projecto! A Revelação de Deus é RevelAcção de Deus, quer dizer, Deus Sonha e Actua para a Criação um Projecto de Bondade e está comprometido nele até ao Fim! A Fé na Lealdade de Deus, que Se compromete naquilo que promete, é a Força do Mundo que há-de vir, o Dinamismo do Reino de Deus já Presente e Activo no meio de nós. Porque acreditamos, para além de todas as circunstâncias tristezas, sofrimentos e injustiças, que o Futuro do Mundo não é simplesmente um “tempo” mas uma Pessoa; está inscrito no Mistério Pessoal de Jesus de Nazaré, nosso Irmão, nosso Senhor e nossa Páscoa!

No acto de encerramento que culminou com Celebração Eucarística, Dom José Camnaté, Bispo de Bissau agradeceu a todos os presentes e de modo particular ao pregador pelo jeito simples mas profundo com que dirigiu estes dias de retiro e fez votos a este Orador redentorista que Deus o dê forças e graças necessárias para o cumprimento da sua vocação.   

domingo, 9 de dezembro de 2012

PEREGRINAÇÃO NACIONAL CACHEU



No sábado, dia 8 de Dezembro, solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, foi realizada a já habitual Peregrinação Nacional ao Santuário de Nossa Senhora da Natividade, em Cacheu. Neste Ano da Fé foi escolhido o lema: «Maria, djudanu kirsi na fé» (Maria, ajudai-nos a crescer na fé).
Na véspera, sexta-feira de tarde, houve uma marcha jovem de Capó para Cacheu (cerca de 7 Km), seguida de Adoração Eucarística, no recinto do Santuário.
No dia 8 de manhã todos os peregrinos, provenientes de várias paróquias das duas dioceses da Guiné-Bissau, foram chegando em procissão ao Santuário, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Pedro Zilli. Estiveram igualmente presentes os bispos Dom José Câmnate na Bissign e Dom José Lampra Cá, que concelebraram junto com numerosos sacerdotes de todos os cantos da Guiné.
Durante a homilia, Dom Pedro convidou os milhares de fiéis a colocarem a sua esperança em Deus, como Maria, e sublinhou que “todos somos chamados à santidade, a sermos imaculados, a viver em comunhão com Deus no amor”. Em seguida o bispo de Bafatá lembrou que, em Jesus Cristo, Deus faz de nós “embaixadores da reconciliação”. Por fim concluiu: “Peçamos a Deus para que o ‘diálogo para o novo contrato social’ que está para iniciar, nos ajude a curar as chagas das nossas guerras, trazer harmonia às famílias, acabar com a desconfiança entre os diferentes grupos ou partidos, trazer unidade, fraternidade e paz na Guiné-Bissau”.
No final da celebração Dom José Câmnate agradeceu a todos os presentes, às autoridades nacionais e locais, aos voluntários e benfeitores, aos dois sacerdotes vindos de Portugal e Brasil para dar aulas no Seminário Maior de Bissau. Agradeceu igualmente a amável presença de um grupo de líderes muçulmanos.
Da parte da tarde, pelas 15 horas, os peregrinos voltaram a reunir-se no recinto do Santuário para receber do Bispo Dom José Lampra Cá uma bênção solene. O bispo benzeu também os objectos religiosos. Por fim os fiéis retornaram às suas paróquias, levando além do cansaço e do entusiasmo, o compromisso de ao longo deste ano se deixarem ajudar por Maria, a crescer na Fé.



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

NHABIJÃO GANHA ÁGUA



Foi com grande emoção que pelas 10h00 do dia 7 de Dezembro se inaugurou a nova fonte da Escola Básica Unificada de Nhabijão, construída em memória de Giuseppe Zammitti, voluntário italiano do ALP (Associação Leigos P.I.M.E.) chegado a 22 de Janeiro de 2011 ao Centro Feira das Possibilidades, em Nhabijão, Paróquia de Bambadinca, Diocese de Bafatá, e aí falecido no dia 5 de Abril do mesmo ano.
A fonte veio responder às necessidades de várias crianças da tabanca e tornou-se realidade graças ao apoio de Enrico e Monica (ALP), responsáveis do Centro Feira das Possibilidades e dos familiares e amigos de Giuseppe, que estiveram representados pela sua irmã, Hortensia Zammitti, e o respectivo esposo, Franco Strinea.
A inauguração iniciou-se com uma procissão de numerosas pessoas, ao som dos tambores e das vozes das crianças, que cantavam “Anós mininus di Nhabijão/ No na pidi no Salbadur/ Pa i da un kanto na Glória/ Pa no amigu Giuseppe”. (Nós, meninos de Nhabijão, pedimos ao nosso Salvador, para que dê um lugar na Gloria, ao nosso amigo Giuseppe). Chegados junto à fonte, houve um breve momento de oração e Dom Pedro procedeu à sua bênção. Seguiram-se palavras e gestos de agradecimento da parte do diretor da escola, dos responsáveis dos cinco bairros de Nhabijão e dos amigos Hortensia e Franco. Depois de um momento com apresentação de danças e poemas das crianças da escola, foi oferecido um pequeno lanche no Centro Feira das Possibilidades. Saliente-se que Nhabijão, expressão da etnia beafada que significa “três pessoas”, designa uma localidade com cerca de 1700 habitantes.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CABO VERDE ACOLHE CONFERÊNCIA EPISCOPAL

 
A Conferência Episcopal Inter-territorial do Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau realizou, de 26 de Novembro a 02 de Dezembro de 2012, a sua Primeira Sessão Ordinária do ano pastoral 2012-2013. Esta foi a primeira vez que os bispos se reuniram em terras caboverdianas, mais propriamente em Rui Vaz, a 22 kms da Cidade da Praia, Diocese de Santiago.

Na sessão de abertura, a Conferência contou com a presença do Núncio Apostólico, Sua Excelência Dom Luís Mariano MONTEMAYO que evocou, juntamente com os bispos, o serviço que a Igreja realiza em favor das numerosas populações que vivem nos diferentes países da Conferência Episcopal. Abordou igualmente a vida da Igreja que convida todos os cristãos a viverem com alegria o Ano da Fé. Como é habitual na Primeira Sessão Ordinária da Conferência Episcopal, os Bispos elaboraram a Exortação para a Quaresma 2013, que terá como tema: “Alguns desafios da Ecologia à luz da Fé Cristã”. Sublinhem-se ainda outros pontos tratados: Unidade Universitária de Ziguinchor (UUZ), no Senegal; Sínodo sobre a Nova Evangelização; 11º Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora em Brasília; Encontro das Caritas da África e Ano da Fé.

Os bispos tiveram a alegria de encontrar diversas autoridades de Cabo Verde, entre as quais, o Primeiro-ministro Dr. José Maria NEVES e o Presidente da Câmara de São Domingos, Sr. Franklin TAVARES. Visitaram alguns lugares históricos da Ilha de Santiago, como por exemplo, a Cidade Velha e o Tarrafal, bem como projetos de desenvolvimento como o “Viveiro do Serrado” do Ministério do Desenvolvimento Rural, a famosa barragem de poilão em S. Lourenço dos Órgãos e ainda o novo Centro Social da paróquia de Santa Catarina.

Felizes com esta primeira reunião da Conferência em Cabo-Verde, os bispos, unidos a todo o povo caboverdiano, agradeceram a Deus pelos momentos de partilha e oração vividos nestes dias. Tocados pela gentileza e acolhimento caloroso das populações encontradas, eles pedem ao Senhor para que continue a cuidar delas, cobrindo-as com sua Paz e derramando-lhes abundantes Bênçãos.

Os bispos expressaram ao irmão no episcopado, Dom Paulino Livramento ÉVORA e decano dos Bispos desta Região a sua profunda gratidão pela sua disponibilidade e comunhão com as Dioceses desta Conferência.

Os bispos agradecem ainda a todos aqueles que contribuíram para o bom andamento do encontro: a Diocese de Santiago de Cabo Verde com seu pastor Dom Arlindo FURTADO, Dom Ildo FORTES, Bispo de Mindelo, o pessoal da Pousada “Quinta da Montanha”, as pessoas e Entidades que apoiaram na Organização deste encontro e a comunidade de Rui VAZ, com a qual viveram quotidianamente a celebração da Santa Missa.

Louvam ao Senhor pela participação na maravilhosa celebração da Missa do primeiro domingo do Advento, no recinto do Seminário de S. José, na cidade da Praia, com a ordenação de dois novos diáconos.

RETIRO DE ADVENTO DO SETOR LESTE DA DIOCESE DE BAFATÁ


No dia 29 de Novembro, quinta-feira, alguns padres, irmãs e leigos missionários do Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá reuniram-se na Paróquia de São Daniel Comboni, Bafatá, para uma manhã de retiro espiritual de preparação para o Advento. O encontro contou com treze participantes e foi orientado pelo Pe Lucio Brentegani, que propôs a reflexão conjunta do Evangelho do I Domingo do Advento. Através da Palavra cada um foi convidado a tomar consciência da proximidade da redenção e a preparar a vinda do Redentor. Pe Lucio alertou ainda para o perigo dos “corações pesados” e sublinhou a importância da vigia e oração, especialmente ao longo deste Ano da Fé. Depois de um momento de meditação pessoal foi celebrada a Santa Missa e por fim um fraterno almoço.