quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

BAFATÁ: DIA DA VIDA CONSAGRADA



No sábado, dia 02 de fevereiro, foi celebrado, em Bafatá, o dia da Vida Consagrada. 85 Religiosas das duas dioceses da Guiné-Bissau estiveram presentes para celebrar, em conjunto e solenemente, as maravilhas que o Senhor realiza em suas vidas e descobrir com um olhar de fé as raízes da sua vocação. Depois de um delicioso café, na cúria diocesana de Bafatá, os participantes foram encaminhados até à Paróquia São Daniel Comboni. O padre Lucio Brentegani deu as boas-vindas a todos as consagrados presentes.

Em seguida, iniciou-se ao programa previsto para este dia:
Oração que foi orientada pelas Irmãs Filhas de Sagrado Coração de Maria. Neste clima de oração, foi lida a mensagem enviada por Dom Pedro Carlos Zilli aos religiosos.

Palestra orientada por padre Frei Michael Danieis
Tema: VIVER A FE COMO COMUNIDADE RELIGIOSA

Apresentação dos Estatutos, em estudo, da futura Conferência da Vida Consagrada da Guine Bissau (COVICGB) orientada pelo Pe. Renato Chiumento.

As 12h30, Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau, presidiu à celebração eucarística, em ação de graças ao Senhor pela doação das irmãs e padres que celebram, neste ano, 25 e 50 anos de consagração religiosa e pelo trabalho das missionárias que, por obediência, deixarão a Guiné-Bissau para irem servir onde o senhor as chama.

Ao final da celebração Dom Lampra fez a entrega solene, aos superiores e superioras dos Estatutos, em estudo, da futura Conferência da Vida Consagrada da Guiné Bissau.

Após à Santa Missa os participantes partilharam os saborosos pratos que cada fraternidade trouxe para celebrar este dia, cantaram parabéns e cortaram o bolo dos 25 e 50 anos aos que, neste ano festejam seu jubileu. Às 16 horas, concluíram o dia com agradecimentos ao Senhor pelo dom da Vida Consagrada. Regressaram às suas casas para continuar anunciando a Vida já presente na historia de todos os consagrados/as, prometendo se encontrar novamente no dia 16 de abril para a aprovação dos referidos Estatutos.