quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

QUARESMA 2013:EXORTAÇÃO DOS BISPOS FÉ E ECOLOGIA


Por que escolher um tal tema?  
Os bispos da Conferência Episcopal interterritorial Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau, inserirem a sua mensagem para a Quaresma de 2013, cujo tema é:  "Alguns Desafios da Ecologia à luz da fé cristã"  no contexto do Ano da fé.  Eles resumem esse tema em duas palavras:   "Fé e Ecologia"  e dão aos fiéis as razões para a sua escolha:   "Através desta exortação, nos queremos chamar a vossa atenção a problemática ecológica e ambiental, não somente porque ela responde a uma preocupação pontual de  sobrevivência da humanidade, mas também porque ela interpela e estimula a fé dos cristãos, impulsionando-os a reconsiderar sua relação com a Criação, e consequentemente, com o Criador. Esta exortação é, alem disso, mais importante, pois ela se situa no quadro providencial do Ano da Fé  proclamado pelo Papa Bento XVI. " Os bispos acrescentam  que fé e a ecologia são duas realidades a serem tomadas como complementares.   
A estrutura da mensagem 
A mensagem dos bispos está estruturada em três partes: a primeira, intitulada a Palavra de Deus e Ecologia, centra-se no ensino dos escritores sagrados (da Bíblia) sobre a necessidade para o homem de aprender a respeitar a criação, protegendo-a, conservando e valorizando-a; na segunda parte, os Bispos expõem os ensinamentos do Magistério (os Padres da Igreja, o Concilio Vaticano II, Papa João Paulo II e Bento XVI) sobre a ecologia e a terceira parte contém orientações práticas que eles dão para os cristãos. Deve-se notar que estas três partes estão enquadrados por uma introdução e uma conclusão.  
O que é Ecologia Humana? 
Os bispos retomam Joel Sprung, um militante da  civilização do amor, que respeita a vida e a dignidade humana, com base na doutrina social da Igreja,   e indicam que a ecologia humana " é uma ecologia integral que absorve num mesmo élan de comunhão a pessoa humana com todo o seu ambiente natural e social.” 
Os bispos salientam que, a ecologia humana, comporta, para os fiéis, implicações concretas que convêm observar e realizar.
Orientações para ações concretas 
Quatro são as orientações.  Os bispos desejam primeiramente que a partir desta Quaresma de 2013, que cada cristão plante e cuide de uma árvore a cada ano; que os jovens cristãos se tornem líderes ecológicos em seus bairros, engajando-se com os seus concidadãos, a fazer com que as ruas e praças sejam atraentes, através de campanhas periódicas de limpeza e embelezamento.  Eles pedem as famílias cristãs de se distinguirem pela limpeza e a boa manutenção de suas casas. Os bispos sublinham que tais orientações devem ser estendidas as casas paróquias, casas religiosas, e todas as outras estruturas da Igreja. Em segundo lugar, os bispos sensibilizam sobre três preocupações que carregam em seus corações sobre o cuidado das igrejas: favorecer a ventilação e iluminação naturais; decorar igrejas utilizando, sempre que possível, plantas e flores naturais, e encorajar os jovens, rapazes e raparigas e os homens, a se engajarem na limpeza regular das igrejas e seus arredores. Terceiro, como em 2011, os bispos retomam a questão da maneira decente de se vestir para ir a igreja, recordando o carácter sagrado  das igrejas que exige um profundo respeito e  contam com um bom exemplo dos adultos. Eles também denunciam o alvoroço (bavadarges) e concertos em locais de culto.
Enfim, as autoridades locais e os governantes, são convidados a tomarem medidas práticas e eficazes, tais como a recolha, tratamento, reciclagem do lixo, a criação de espaços verdes e arejados de jogos para os jovens, a luta pelo ambiente saudável…


SEDICOM-Dakar