quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Renúncia quaresmal para reedição do Novo Testamento




A renúncia quaresmal deste ano na Guiné-Bissau destina-se à reedição revista do Novo Testamento em crioulo. A decisão enquadra-se no âmbito do ano da fé proclamado pelo Papa Bento XVI que se comemora entre 11 de Outubro de 2012 – 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II – e 24 de Novembro de 2013.

Os bispos das duas dioceses (Bissau e Bafatá) explicaram os motivos que os levaram a destinar a renúncia quaresmal deste ano para esse fim, “nós, bispos das dioceses de Bissau e Bafatá, de comum acordo, informamos a todas as paróquias e Missões de que a renúncia quaresmal do Ano da fé será destinada à reedição revista do Novo Testamento em crioulo”. Continuando os bispos na nota dizem que “a decisão é motivada pela importância da Palavra de Deus na vida da fé. “De fato, quando a palavra de Deus é bem compreendida e bem assinalada suscita e alimenta a Fé do crente, fazendo com que ele se abra ao amor a ser dedicado aos mais carenciados”.

Os bispos apelaram ainda aos párocos, responsáveis das comunidades e das Missões para se envolverem nas sensibilizações dos seus paroquianos para a materialização deste nobre desejo.

Prosseguindo os bispos afirmam “neste tempo favorável de conversão, desejamos a todos os fiéis, um maior crescimento e consolidação na fé, como também uma vida cristã mais renovada e mais engajada”.

Concluíram os bispos, exprimindo o desejo que a mensagem do Papa Bento XVI “Crer na caridade suscita caridade”, e a mensagem dos bispos da Conferência Episcopal Interterritorial Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau, não passem despercebidas aos cristãos católicos guineenses. “Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele” (1 Jo 4, 16) e a Exortação da nossa Conferência Episcopal para a Quaresma 2013 “alguns desafios da Ecologia, à luz da Fé cristã”, sejam tomadas na devida consideração por todos os nossos diocesanos guineenses. Os bispos fecharam a referida nota com esta oração: “Unidos na oração, que o Senhor conceda a todos os nossos irmãos e irmãs na fé, um bom itinerário quaresmal rumo à Páscoa”.