sexta-feira, 22 de março de 2013

ENTREVISTA COM DOM PEDRO ZILLI, BISPO DE BAFATÁ, PARA O PROGRAMA LUSOFONIAS: QUARESMA E PÁSCOA NA GUINÉ-BISSAU




Na entrevista, o Bispo de Bafatá, Dom Pedro Carlos Zilli, falou das tradições pascais na Guiné-Bissau, em particular na sua diocese. A mensagem da Conferência Episcopal (Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau) para a quaresma deste ano, sobre ecologia e fé e, a mensagem de esperança ao povo guineense mereceram destaques na entrevista que dom Pedro Zilli concedeu ao programa lusofonias que poderá ser acompanhado às 07 horas de manhã de sábado do dia 30 deste mês (Sábado Santo) na Rádio Sol Mansi e nos países lusofonos onde este programa é transmitido.

Eis aqui o teor da entrevista na integra:

1.        Dom Zilli, o Senhor poderia sublinhar alguns pontos da vivência da Quaresma na Guiné-Bissau?

Fico positivamente impressionado quando chegam Quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa. Os cristãos jejuam seriamente. Fazem este sacrifício com muito amor. Impressiona-me igualmente ver como são vividas as vias-sacras. Há uma participação em massa, com grande devoção.

Em Bafatá, no sábado santo de manhã, fazem algo que gosto muito; vão cumprimentar Maria. Levam a ela as condolências, pois afinal, seu filho faleceu. A morte por aqui, como em qualquer lugar do mundo, é muito sentida. São solidários com Maria que está a chorar a morte do seu filho. Eu acho este gesto tão bonito, tão humano.

Outro ponto que gosto muito é o da preparação aos Sacramento do Batismo da Crisma e Eucaristia a serem celebrados Sábado Santo, na Vigília Pascal. É maravilhosos ver adultos recebendo a graça de Deus nos Sacramentos”...!

3. Como é vivido o Tríduo Pascal na Guiné-Bissau?

Na Missa da Vigília Pascal, cume do Tríduo Pascal, são celebrados os Sacramentos da Iniciação (Batismo, Crisma, Eucaristia) para os catecúmenos adultos que fizeram anos de catequese, fizeram o retiro quaresmal. Nesta noite santa do Sábado Santo se tornam cristãos. É uma alegria ver a alegria destes novos cristãos. Estes neófitos (recém-nascidos) para a vida cristã são um estímulo para que os cristãos mais antigos renovem a própria fé em Cristo, autor da Salvação. É um estímulo para que outros se decidam pelo caminho cristão. Graças a Deus, mais e mais pessoas tem pedido os Sacramentos, aceitando para isto, não poucos sacrifícios. O Senhor continua chamando a humanidade para o encontro com seu Filho, o Salvador desta mesma humanidade.

4.     Dom Pedro, Páscoa é vida nova em Cristo, é esperança, o que dizer aos cristãos da Guiné na Páscoa?

Gosto muito daquela expressão de São Paulo aos Coríntios: “Se alguém está em Cristo, este alguém é uma criatura nova” (Cfr. 2 Cor. 5,17) É importante ajudar os cristãos a compreenderem, com o coração, a grande novidade que Cristo nos trará com sua morte e ressurreição; ele nos trará a Vida Nova. Então, a importância da fé em Cristo vivida intensamente no Ano da Fé. É igualmente importante sublinhar a esperança.

O Papa Bento XVI, em Cotonou (Benin), em Novembro de 2011, disse que “a África é o continente da esperança”. Ele disse na altura: «Eu quase sempre junto à palavra África a da esperança. Quando digo que África é o continente da esperança, não faço uma retórica fácil, mas exprimo simplesmente uma convicção pessoal, que é igualmente a da Igreja”. Disse que «Muitas vezes, o nosso espírito limita-se a preconceitos ou a imagens que dão à realidade africana uma visão negativa proveniente duma análise falsa”.

5.      O Sr. poderia trazer algum ponto da Mensagem da Conferencia Episcopal para a quaresma deste ano, sobre ecologia e fé?

Na nossa Conferencia Episcopal que envolve 04 países (Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau) para esta Quaresma de 2013, nossa Mensagem será relacionada à Ecologia. Tem este título: “Alguns desafios da ecologia à luz da fé cristã.
Nós resumimos nossa Mensagem em duas palavras:   "Fé e Ecologia". Nós demos razoes para esta escolha, dizendo aos fieis:  "Através desta exortação, nós queremos chamar a vossa atenção para a problemática ecológica e ambiental, não somente porque ela responde a uma preocupação pontual de sobrevivência da humanidade, mas também porque ela interpela e estimula a fé dos cristãos, impulsionando-os a reconsiderar sua relação com a Criação, e consequentemente, com o Criador.  Esta exortação é, alem disso, mais importante, pois ela se situa no quadro providencial do Ano da Fé  proclamado pelo Papa Bento XVI”. 

Depois acrescentamos 
que fé e a ecologia são duas realidades a serem tomadas como complementares.   Nas orientações práticas aos fieis, nós pedimos, entre outras coisas, que a partir desta Quaresma de 2013, cada cristão plante e cuide de uma árvore a cada ano; que os jovens cristãos se tornem líderes ecológicos em seus bairros, engajando-se com os seus concidadãos, a fazer com que as ruas e praças sejam atraentes, através de campanhas periódicas de limpeza e embelezamento.  

O programa lusofonias é da autoria da Fundação Fé e Cooperação (FEC) é transmitido semanalmente nos países do espaço lusofonos e e outros nomeadamente em: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Estados Unidos e Vaticano.

No programa lusofonias de sábado de dia 23 de Março aborda o tema: A eleição do Papa Francisco. Na Guiné-Bissau o entrevistado foi também o bispo de Bafatá, Dom Pedro Zilli.