sexta-feira, 5 de julho de 2013

PASTORAL DO DIZIMO NA GUINÉ-BISSAU

Sr. Antoninho com Bispos, Sacerdotes e Lideres do Dizimo em Bissau
De 25 de junho a  03 de julho 13, a Igreja da Guiné-Bissau teve a alegria de receber a visita do Sr. Antoninho Tatto do MEAC (Movimento para Evangelização e Ação de Comunidades). Ele veio com o objetivo de ajudar os católicos guineenses numa compreensão mais profunda a respeito da Pastoral do Dizimo. No seu programa de visitas, ele teve encontros com o Secretariado Diocesano de Pastoral de Bissau,  Catequistas do Setor Pastoral de Bissau,  Legionários e grupo de Família Cristã,  Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá, intervenção na missa na Sé Catedral de Bafatá, encontro com Escuteiros e Valentes, Juventude Franciscana,...! Referindo-se  ao encontro que ele manteve, no dia 26, com o Secretariado Diocesano de Pastoral da Diocese de Bissau,  Frei Renato Chiumento, no seu Blog  http://renatochiumento.blogspot.com , fez o seguinte comentário:“tivemos a sorte de escutar o Sr. Antoninho Tatto, cristão brasileiro, casado, que nos ofereceu uma palestra sobre o Dizimo. Todo  mundo ficou impressionado com a sua exposição e convencido de que é tempo que este aspecto da vida cristã seja uma realidade também nas nossas paróquias e comunidades”. Frei Renato citou o Sr. Antoninho quando disse: "O dizimo não é dar esmola ao padre, mas ajudar a Igreja a crescer e a ter os meios para realizar as suas atividades". 


Sr. Antoninho Tato em Bafatá
No sabado, dia 29, encontrou-se, em Bafatá, com os representantes do Setor Pastoral Leste que contou com a presença de Dom Pedro Zilli. Foi uma manhã muito bonita em que o Sr. Antoninho, com a sua experiencia de vida cristã, mostrou claramente que contribuir com o dizimo é sinal de confiança no Deus providente.  No domingo, dia 30, Solenidade de Sao Pedro e Sao Paulo, ele participou da missa na Sé Catedral de Bafatá, tendo dirigido uma palavra aos participantes. Ao ouví-lo, as pessoas reagiram dizendo que agora entendem o signicado do dizimo e estão animadas em contribuir. Na terça-feira, no almoço de encerramento, com as presenças do Dom Pedro Zilli e Dom José Lampra Cá, sacerdotes e um bom grupo de católicos, todos manifestaram sua gratidão e contentamento por terem tido a oportunidade de perceber,  ainda melhor,  a responsabilidade do cristão na construção da comunidade, sendo nela membros da família e não simples dependentes das ajudas de outros. 

Sr. Antoninho com Dom Pedro Zilli e Dom Lampra Cá
Os Bispos da Guiné - Dom José Câmnate, Dom José Lampra Cá e Dom Pedro Zilli - em nome de toda a Igreja guineense, ficaram muito agradecidos ao Sr. Antoninho “pela disponibilidade de vir à Guiné-Bissau e pela grande ajuda que ele deu no nosso caminhar eclesial”. Ficaram agradecidos ao Pe. Antonio Imbombo “pelo entusiasmo com que promoveu a vinda do nosso irmão brasileiro e por estar incentivando as paróquias à Pastoral do Dizimo”.