sábado, 26 de outubro de 2013

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO JOÃO PAULO II PARA O SAHE


Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel
 De 25 a 28 de outubro, o Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel está a realizar uma sessão extraordinária na cidade de Ouagadougou, capital do Burkina Faso. Dom Pedro Zilli está participando em nome da Guiné-Bissau.
Na manha de ontem, dia 25, teve lugar a Sessão de Abertura com os discursos do Dom Fhilippe Ouedraogo, arcebispo de Ouagadougou, Dom Jean-Pierre Bassene, Presidente do Conselho de Administração da Fundação, Dom Vito Rallo, Núncio Apostólico do Burkina-Niger, Cardeal Robert Sarah, Presidente do Cor Unum.
Nos vários discursos, foi sublinhado, entre outros, que a Fundação João Paulo II para o Sahel, durante 30 anos, desde que foi criada, tem cumprido sua missão de “Bom Samaritano” em favor das pessoas mais carenciadas dos nove países que a compõem. Foi sublinhado também que um Conselho Extraordinário revela, verdadeiramente, a necessidade de uma renovação da Fundação para melhor realizar o seu serviço na luta contra a seca e a desertificação, atuando no quotidiano a caridade do Santo Padre, o Papa.

Hoje, dia 26, continuou-se os trabalhos e à noite houve uma recepção ao Cardeal Robert Sarah e aos Bispos na Embaixada do Burkina-Niger. Amanha, domingo, dia 27, os trabalhos continuarão. Está prevista uma audiência com o Presidente do Faso e uma missa na Sé Catedral de Ouagadougou. Em todos os trabalhos, orações e encontros, o tema tem sido fundamentalmente o seguinte: como fazer para que a Fundação sirva sempre melhor os povos do Sahel na sua luta contra a seca e a desertificação. A Fundação João Paulo II para o Sahel abrange os seguintes 09 países: Burkina Faso, Cabo-Verde, Chade, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal.