sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PARTICIPANTES DA JMJ RIO 2013 REUNEM-SE SE BISSAU



Na terça-feira, dia 12 de novembro, quase todos os jovens e sacerdotes guineeneses que participaram da JMJ Rio de Janeiro reuniram-se no Seminário Menor São Kisito, em Bissau, para um momento de partilha daquilo que foi a Jornada para cada um deles, fazer a lista das pessoas e entidades a serem agradecidas e participar da Santa Missa para louvar ao Senhor por terem vivido um momento tão lindo, de fé profunda e de compreensão da grandeza e universalidade da Igreja Católica unida ao Papa Francisco. Os participantes fizeram uma lista grande de pessoas, instituições eclesiais e civis a serem agradecidas. Este fato permitiu a Dom Pedro Zilli e Dom José Lampra Cá, que também participaram da JMJ, refletir com os jovens e sacerdotes presentes, o quanto nós recebemos de Deus e dos irmãos e, às vezes, nem nos damos por isto. Na missa presidida por Dom Lampra, com a participação dos seminaristas menores de Bissau e Bafatá, rezou-se por todos os benfeitores que no silêncio do seu coração nos permitiram ir ao Rio de Janeiro. 


Na partilha os participantes falaram, com amor, da beleza daquilo que viveram no Brasil: a alegria do encontro com o Papa Francisco que falava da missionariedade e com jovens do mundo inteiro; a beleza da pré-jornada em São Paulo e em São João del Rey (Minas Gerais); o acolhimento das famílias, das comunidades e do povo brasileiro; a alegria da fé vivida entre brasileiros e participantes de todo o mundo; a partilha com brasileiros e com o mundo inteiro de experiências culturais como nas danças, nas músicas, na apresentação de bandeiras dos países,...; o testemunho de jovens que conseguiram sair da droga movidos, pela fé em Cristo e que agora são felizes. Todos sublinharam que não se importaram com os sacrifícios vividos durante a JMJ, pois o que importava era crescer na fé, encontrar Deus, encontrar irmãos do Brasil e do mundo que procuram viver a fé na Igreja Católica.
No fim da celebração da Santa Missa, os participantes receberam os três temas para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude:
29 Jornada Mundial da Juventude, 2014  “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3).

30
Jornada Mundial da Juventude, 2015 “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8)

31
 Jornada Mundial da Juventude, 2016 (Cracóvia) “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” (Mt 5,7)


O encontro foi encerrado com um fraterno jantar entres os que foram à JMJ e os seminaristas. Mais de 30 participantes da Igreja da Guiné-Bissau entre jovens, sacerdotes, consagrados, bispos estiveram presentes na JMJ – Rio 2013.