domingo, 29 de dezembro de 2013

NA FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA EM SÃO DANIEL COMBONI


Neste domingo, dia 29 de  dezembro, Festa da Sagrada Família, a Paróquia Sao Daniel Comboni – em Bafatá – acolheu as famílias das Paróquias do Setor Pastoral Leste para um dia de oração, participação na Santa Missa, reflexão e alegria fundados na espiritualidade da família de Nazaré.
Antes da celebração da Eucaristia, Dom Pedro Zilli refletiu com os casais, sublinhando os seguintes pontos: 1. A 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada de 5 a 19 de outubro do próximo ano, com o tema: “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização” ; 2. Citou a sua Carta Pastoral “A Esperança não engana”, quando diz que “as famílias devem ser evangelizadas, mas também evangelizadoras”. 3. Recordou as palavras do Papa Paulo VI no discurso em Nazaré no dia 05 de janeiro de 1964, falando da família sagrada como escola  do silencio, da vida familiar e do trabalho; por fim, trouxe as palavas do Papa Francisco na Missa da Peregrinação das Famílias, no dia 27 de outubro passado, em que aponta três características da família cristã: rezar, conservar a fé, viver a alegria. 


Na celebração eucarística, um casal da comunidade recebeu 04 sacramentos: Batismo, Crisma, Matrimonio e Eucaristia. Na homilia, Dom Pedro sublinhou a importância dos sacramentos na vida de um cristão, na vida de uma família. Realçou novamente as palavras do Papa Paulo VI em Nazaré. No fim da celebração, os casais casados pela Igreja receberam a benção nupcial. Pe. Antonio Ambona, coordenador da Pastoral Familiar na Diocese de Bafatá, entregou aos casais os “10 Mandamentos para a Paz na Família”. À tarde, ele aprofundou com os casais estes 10 Mandamentos provenientes da Pastoral da Criança. Dom Pedro ficou muito agradecido pelo como a Paróquia São Daniel Comboni e a comissão da família prepararam o ambiente para a vivência de um dia tão bonito.