sábado, 26 de outubro de 2013

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO JOÃO PAULO II PARA O SAHE


Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel
 De 25 a 28 de outubro, o Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel está a realizar uma sessão extraordinária na cidade de Ouagadougou, capital do Burkina Faso. Dom Pedro Zilli está participando em nome da Guiné-Bissau.
Na manha de ontem, dia 25, teve lugar a Sessão de Abertura com os discursos do Dom Fhilippe Ouedraogo, arcebispo de Ouagadougou, Dom Jean-Pierre Bassene, Presidente do Conselho de Administração da Fundação, Dom Vito Rallo, Núncio Apostólico do Burkina-Niger, Cardeal Robert Sarah, Presidente do Cor Unum.
Nos vários discursos, foi sublinhado, entre outros, que a Fundação João Paulo II para o Sahel, durante 30 anos, desde que foi criada, tem cumprido sua missão de “Bom Samaritano” em favor das pessoas mais carenciadas dos nove países que a compõem. Foi sublinhado também que um Conselho Extraordinário revela, verdadeiramente, a necessidade de uma renovação da Fundação para melhor realizar o seu serviço na luta contra a seca e a desertificação, atuando no quotidiano a caridade do Santo Padre, o Papa.

Hoje, dia 26, continuou-se os trabalhos e à noite houve uma recepção ao Cardeal Robert Sarah e aos Bispos na Embaixada do Burkina-Niger. Amanha, domingo, dia 27, os trabalhos continuarão. Está prevista uma audiência com o Presidente do Faso e uma missa na Sé Catedral de Ouagadougou. Em todos os trabalhos, orações e encontros, o tema tem sido fundamentalmente o seguinte: como fazer para que a Fundação sirva sempre melhor os povos do Sahel na sua luta contra a seca e a desertificação. A Fundação João Paulo II para o Sahel abrange os seguintes 09 países: Burkina Faso, Cabo-Verde, Chade, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal. 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DOM PEDRO VISITA MISSÕES DO SUL DA DIOCESE DE BAFATA



Com Franciscanos em Caboxangue
De sexta a quarta-feira, dia 11 a 16 de outubro, Dom Pedro Zilli esteve em visita pastoral às missões de Cafal, São Francisco da Floresta, Caboxangue e Bedanda. Sua visita a estas missões quis ser uma ocasião para encontrar os missionários, missionárias, comunidades cristãs e populações que vivem todas as dificuldades de um País marcado pela pobreza, pelo sofrimento! Tais dificuldades assumem ainda maiores contornos, pois as estradas são mesmo ruins, especialmente, neste tempo de chuvas. 


Transformação de Caju em São Francisco da Florest
À espera de uma intervenção mais radical por parte das autoridades governativas, os missionários, com a ajuda da população, procuram melhorar tais estradas. Em todos os encontros e celebrações, Dom Pedro não deixou de comentar a Mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial das Missões a ser celebrado no próximo domingo, dia 20 de outubro. Nas suas reflexões, ele procurava aprofundar o que o Papa entende por comunidade “adulta”: “Toda a comunidade é ‘adulta’, quando professa a fé, celebra-a com alegria na liturgia, vive a caridade e anuncia sem cessar a Palavra de Deus, saindo do próprio recinto para levá-la até às ‘periferias’, sobretudo a quem ainda não teve a oportunidade de conhecer Cristo”.
Jardim Infantil "Morena" em Bedanda

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

REUNIÃO DO CLERO DIOCESANO DA GUINÉ-BISSAU



Pe. Bernardo da Cunha, Dom José Camnate, Dom Pedro Zilli
Nos dias 09 e 10 (quarta e quinta-feira), no Seminário Maior  Settimio A. Ferrazzetta, em Bissau, os sacerdotes diocesanos das Dioceses de Bissau e Bafatá, como também os Fidei Domum de Verona e Foggia, estiveram reunidos com Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli. No dia 09, à tarde, abriu-se a reunião. No dia 10, depois da Santa Missa, Dom José Câmnate apresentou algumas preocupações: necessidade de um itinerário de orientação vocacional para os futuros seminaristas diocesanos; necessidade de um itinerário formativo para os futuros sacerdotes; necessidade de uma maior preocupação para com a pastoral familiar. Pe. Bernardo da Cunha, apresentou o tema “a espiritualidade do clero diocesano”, tendo a pessoa de Paulo de Tarso como “modelo para o sacerdote diocesano”: seu amor é todo de Cristo;  é servidor do misterio de Cristo; é ministro da reconciliação. Depois desta apresentação, os paticipantes deram continuidade à leitura e discussão do futuro Estatuto de Clero Diocesano.
Clero Diocesano reunido
 

O SECTOR PASTORAL DE OIO EM REUNIÃO

No passado dia 8 de Outubro os agentes da pastoral do sector de Oio (que compreende as paróquias de Farim, Bigene, Bissorã, Mansoa e Nhoma) reuniram-se para o seu primeiro encontro do novo ano pastoral. Na agenda havia, entre outras coisas, a apresentação da Mensagem para o Dia Mundial das Missões (que este ano vai acontecer no dia 20 de Outubro) de papa Francisco, feita pelo fr. Renato Chiumento, uma partilha sobre o documento e a eleição orientativa do novo delegado do Bispo. Como é sabido, o antigo delegado (P. Carlos Andolfi) foi para Itália para um merecido ano sabático e agora está-se à espera da nomeação do novo delegado.
Na fim da reunião, o p. Bernardo da Cunha, pároco de Mansoa, informou os participantes que vai deixar o sector e a paróquia, tendo sido nomeado pároco de Cristo Redentor (em Bissau); ele é também o novo chanceler da diocese. Mansoa vai ter novo pároco na pessoa do p. Francelino António Nhaga.


domingo, 6 de outubro de 2013

PE. DOMINGOS DA FONSECA: VIGÁRIO PAROQUIAL EM BUBA




Pe,. Clemente, Dom Pedro, Pe. Domingos, Pe. Francisco
Neste domingo, dia 06 de Outubro, na celebração da Santa Missa, Dom Pedro Zilli apresentou o Pe. Domingos da Fonseca para a missão de Vigário Paroquial na Paróquia Santa Cruz de Buba. No Decreto de nomeação, Dom Pedro exprimiu alguns desejos para o novo Vigário Paroquial: “Que o Senhor abençoe o Pe. Domingos neste novo serviço à Igreja de Cristo Jesus, na Diocese de Bafatá. Que Pe. Domingos possa testemunhar Jesus Cristo a todas as pessoas, especialmente às que ainda não O conhecem. Que ele se coloque generosamente ao serviço de uma evangelização mais profunda. Que a catequese ocupe um significativo espaço de suas preocupações pastorais. Que pelo seu empenho, Deus continue manifestar a sua salvação ao mundo”. Pe. Domingos retornou recentemente da Itália, depois de lá ter estado alguns anos para um período sabático, estudos e colaboração pastoral numa paróquia da Arquidiocese de Milão. Nas suas palavras, Pe. Domingos agradeceu ao bispo, ao pároco e a todos pela confiança e acolhimento. Demonstrou toda a sua disponibilidade em bem colaborar para um bom relacionamento com os padres, irmãs e toda a comunidade. Em Buba, o Pároco Pe. Clemente Gomis Kyock da Yuncan já contava com o Pe. Francisco Fernandes como Vigário Paroquial.

Pe. Domingos da Fonseca

sábado, 5 de outubro de 2013

GABU, SETOR PASTORAL LESTE REUNIU-SE



Neste sábado, dia 05 de Outubro, o Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá, que compreende as paróquias Nossa Senhora da Graça e São Daniel Comboni de Bafatá, Santa Isabel de Gabu e Imaculado Coração de Maria de Bambadinca, reuniu-se na Capela Santa Clara, em Gabu. Os participantes, entre sacerdotes, irmãs e leigos eram um total de 19. Dom Pedro Zilli também esteve presente. Sendo esta a primeira reunião do Setor para o ano pastoral que se inicia, a maior parte do tempo foi ocupado com a sua programação. Um tema que mereceu uma análise mais atenta prendeu-se à participação dos jovens nos grupos de juventude, pois há aqueles já com filhos e que poderiam ser ajudados de maneira mais específica no seu caminho de “jovens pais, jovens mães”. Ao mesmo tempo, os que não são pais teriam um acompanhamento próprio. Dom Pedro sublinhou que, neste ano pastoral, o tema da generosidade deveria ser posto em evidência. Citou o Papa Francisco, no Angelus, em Copacabana, no dia 28 de Julho 13, na JMJ, quando endereçando-se aos jovens, disse: “Nunca tenham medo de ser generosos com Cristo! Vale a pena! Sair e ir com coragem e generosidade, para que cada homem e cada mulher possam encontrar o Senhor”.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

BOLAMA GANHA NOVO PÁROCO

Pe. Abraão, Dom Pedro, Pe. Jorge, Pe. Lucio

Na terça-feira, dia 01 de outubro, festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, o Pe. Abraão Ambessum Sambu, até então pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça em Bafatá, tomou posse como novo pároco da Paróquia São José de Bolama. Na missa, Dom Pedro Zilli agradeceu o Pe. Abraão pela sua disponibilidade em ir para Bolama, agradeceu o Pe. Jorge Carlos Soares pelos mais de 12 anos naquela paróquia, agradeceu a comunidade pelo acolhimento tanto de um como de outro. Dom Pedro anunciou para breve, a chegada do Paulo de Pina Araújo, a ser ordenado diácono em novembro, e da "Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação" de Montes Claros, Minas Gerais. Pe. Lúcio Espíndola Santos, Assistente Pastoral da Missão Católica São Pedro de Tite, situada a 30 kms de Bolama, também participou na celebração. Sua presença, alem de revelar a beleza da comunhão sacerdotal e amor à missão, foi sinal de que o sonho do Dom Settimio A. Ferrazzetta de criar uma “zona pastoral” entre Bolama e Tite está a se tornar uma realidade. De fato, com Pe. Abraão, Diácono Paulo e irmãs em Bolama, Pe. Lúcio e Divino Oleiro em Tite, as condições estão postas para a concretização da iniciativa. Na homilia, Dom Pedro, citando frase de Santa Teresinha do Menino Jesus, “nunca recusei nada ao bom Deus”, exortou a todos a serem generosos com Deus, abrindo os corações a Ele. No contexto do mês das missões, citou a Mensagem do Papa Francisco para a jornada missionária Outubro 2013, quando ele diz: “Uma comunidade é ‘adulta’ quando professa a fé, a celebra com alegria na liturgia, vive a caridade e anuncia sem cessar a Palavra de Deus, saindo do próprio recinto para levá-la também às ‘periferias’, sobretudo a quem ainda não teve a oportunidade de conhecer Cristo”. A partir desta frase, pediu ao Pe. Abraão e à comunidade paroquial para serem, verdadeiramente, uma comunidade “adulta” como define Francisco.