sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CONSELHO PRESBITERAL DE BAFATÁ REUNIU-SE



Nos dias 20 e 21 de Novembro (quarta e quinta-feira), o Conselho Presbiteral da Diocese de Bafatá, com todos os sacerdotes presentes na Diocese, reuniu-se na cúria diocesana de Bafatá. O primeiro assunto tratado foi o da Pastoral do Dízimo. Pe. Antonio Imbombo concedeu aos participantes a honra de sua presença para falar deste assunto, aprofundando o que a Bíblia nos diz a seu respeito. Na conversação, Pe. Imbombo sublinhou a importância da sensibilização das comunidades, fazendo-as compreender o sentido de pertença à Igreja e contribuir para a sua manutenção econômica. Realçou, no entanto, que dízimo não é somente uma questão econômica e sim de amor, de abertura de coração. Depois da partilha dos conselheiros com o Pe. Imbombo, concluiu-se que: é fundamental sensibilizar toda a diocese sobre a necessidade de participar na gestão da vida da Igreja através do “pagamento” do dízimo; oficializar a Pastoral da Dízimo na Diocese na “Missa do Crisma” a ser celebrada na terça-feira santa, dia 15 de abril 2014.  




Na reunião, os Conselheiros fizeram uma avaliação  de como foi vivido o Ano da Fé nas Paróquias e Missões da Diocese, cujos pontos salientes foram: toda a atividade pastoral, especialmente a preparação para o Sacramentos, foi iluminada pelo Ano da Fé; Estudos da Carta Apostólica “Porta Fidei”; Encontros de reflexão sobre o Catecismo da Igreja Católica; Peregrinações e marchas; valorização da Sexta-feira Santa para um aprofundamento da Fé na Paixão e Morte de Cristo; Valorização da Mensagem do Papa Francisco para a Jornada Missionária Mundial de outubro passado na perspectiva do Ano da fé; A nível diocesano, procurou-se viver, em todos os encontros agendados, a mística do Ano da Fé. Saliente-se a missa solene de abertura do Ano da Fé no dia 11 de Outubro 2012 na Sé Catedral, uma adoração eucarística com os sacerdotes na Diocese; a missa durante a reunião do Conselho Presbiteral, do dia 21 de novembro, na “Memória da apresentação de Nossa Senhora”. Na reunião, dois outros pontos foram tratados: estudo de 15 questões a  serem respondidas pelas comunidades da Diocese. Tais questões foram elaboradas a partir do Questionário proveniente de Roma relativamente à III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, outubro 2014; reestruturação do Conselho Presbiteral. 

sábado, 16 de novembro de 2013

RECÉM-ORDENADOS REUNIRAM-SE NO CENTRO DE ESPIRITUALIDADE DE NDAME



Nos dias 13 e 14 de novembro, os  sacerdotes recém-ordenados e os diáconos, sob orientação da  Comissão Interdiocesana que os acompanha, reuniram-se no Centro de Espiritualdiade de Ndame. Além dos Padres Celso Corbioli e  Abraão Ambessum, que são membros da Comissão, Dom José Lampra Cá, seu Presidente e Dom Pedro Zilli também tomaram parte nos trabalhos.  O encontro contou com mais de 20 participantes das dioceses de Bissau e Bafatá, Franciscanos, Espiritanos, Preciosíssimo Sangue, Oblatos de Maria Imaculada, PIME. No encontro, Pe. Gerard Mayer tratou o tema do catecumenado; Pe. Avito Araujo apresentou um relatório do Seminário Bíblico realizado em  Angola no mês de junho passado, sob o tema “Apostolado Bíblico para crianças em Africa”, experiência dos países de lingua portuguesa, “Deixai via a mim as crianças” (Mc. 10,14); Dom Pedro Zilli refletiu sobre a “Africae Munus e a Nova Evangelização”; Dentro do mês de novembro em que somos chamados a rezar pelos mortos, Pe. Celso Corbioli animou um momento de  espiritualidade, falando da ressurreição de Cristo e da nossa ressurreição; Dom José Lampra Cá exortou os participantes à coerência de vida: viver plenamente a própria escolha. Os momentos de oração, a Santa Missa, a comunhão sacerdotal, a ajuda recíproca no início da caminhada sacerdotal têm animado os encontros dos sacerdote recém-ordenados e diáconos na Igreja guineense.  
 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PARTICIPANTES DA JMJ RIO 2013 REUNEM-SE SE BISSAU



Na terça-feira, dia 12 de novembro, quase todos os jovens e sacerdotes guineeneses que participaram da JMJ Rio de Janeiro reuniram-se no Seminário Menor São Kisito, em Bissau, para um momento de partilha daquilo que foi a Jornada para cada um deles, fazer a lista das pessoas e entidades a serem agradecidas e participar da Santa Missa para louvar ao Senhor por terem vivido um momento tão lindo, de fé profunda e de compreensão da grandeza e universalidade da Igreja Católica unida ao Papa Francisco. Os participantes fizeram uma lista grande de pessoas, instituições eclesiais e civis a serem agradecidas. Este fato permitiu a Dom Pedro Zilli e Dom José Lampra Cá, que também participaram da JMJ, refletir com os jovens e sacerdotes presentes, o quanto nós recebemos de Deus e dos irmãos e, às vezes, nem nos damos por isto. Na missa presidida por Dom Lampra, com a participação dos seminaristas menores de Bissau e Bafatá, rezou-se por todos os benfeitores que no silêncio do seu coração nos permitiram ir ao Rio de Janeiro. 


Na partilha os participantes falaram, com amor, da beleza daquilo que viveram no Brasil: a alegria do encontro com o Papa Francisco que falava da missionariedade e com jovens do mundo inteiro; a beleza da pré-jornada em São Paulo e em São João del Rey (Minas Gerais); o acolhimento das famílias, das comunidades e do povo brasileiro; a alegria da fé vivida entre brasileiros e participantes de todo o mundo; a partilha com brasileiros e com o mundo inteiro de experiências culturais como nas danças, nas músicas, na apresentação de bandeiras dos países,...; o testemunho de jovens que conseguiram sair da droga movidos, pela fé em Cristo e que agora são felizes. Todos sublinharam que não se importaram com os sacrifícios vividos durante a JMJ, pois o que importava era crescer na fé, encontrar Deus, encontrar irmãos do Brasil e do mundo que procuram viver a fé na Igreja Católica.
No fim da celebração da Santa Missa, os participantes receberam os três temas para as próximas Jornadas Mundiais da Juventude:
29 Jornada Mundial da Juventude, 2014  “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3).

30
Jornada Mundial da Juventude, 2015 “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8)

31
 Jornada Mundial da Juventude, 2016 (Cracóvia) “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” (Mt 5,7)


O encontro foi encerrado com um fraterno jantar entres os que foram à JMJ e os seminaristas. Mais de 30 participantes da Igreja da Guiné-Bissau entre jovens, sacerdotes, consagrados, bispos estiveram presentes na JMJ – Rio 2013.




segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DIA DA RÁDIO SOL MANSI, SEGUNDO DOMINGO DE NOVEMBRO



Estúdio da Rádio Sol Mansi em Bissau
Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli, bispos de Bissau e Bafatá, enviaram uma carta às comunidades das duas dioceses, instituindo o Dia da Rádio Sol Mansi no segundo domingo de novembro, exortando-as a realizarem ofertórios em prol da instituição católica que se define “uma voz de paz na Guiné-Bissau”. A finalidade deste dia é sensibilizar as comunidades sobre a necessidade de elas participarem na manutenção econômica da Rádio. Na carta, os bispos escrevem: “Considerando o valor  inestimável do serviço que a Rádio Sol Mansi tem prestado à nossa Igreja e ao nosso País,  achamos que fazia sentido dedicar-lhe um dia, por ano, como sinal do nosso comprometimento com a sua vida, porquanto é o modo mais producente de manifestar-lhe a nossa gratidão. Por isso, decidimos fazer do segundo Domingo de Novembro, o Dia da Rádio Sol Mansi, em toda a nossa Igreja da Guiné-Bissau”. Os bispos expressam votos: “Fazemos votos para que a Rádio Sol Mansi, com a comparticipação qualitativa e perseverante de todos, continue a ser um instrumento eficaz de Evangelização, como também de uma verdadeira escola de educação aos valores autênticos que elevam o ser humano à sua verdadeira dignidade, promovendo o dialogo, o perdão, a  reconciliação, a justiça e a paz. Tudo isto com vistas ao  desenvolvimento integral do homem e à “maior glória de Deus””. Dom José e Dom Pedro concluem: “Deus queira que o fruto da nossa generosidade contribua realmente para suprir as dificuldades ligadas ao funcionamento diário da Rádio”.  Neste dia 10, segundo domingo de novembro, viveu-se nas comunidades católicas da Guiné-Bissau, o dia da Radio Sol Mansi que foi fundada em 2001 pelo Pe. Davide Sciocco, Missionário do PIME.

Estúdio Rádio Sol Mansi de Bafatá

domingo, 10 de novembro de 2013

BAMBADINCA GANHA MISSIONÁRIAS


Irmã Sabina, Maria Bordini, Dom Pedro, Irmã Estela, Irmã Nélida
Maria Aparecida Bordini, Missionária Leiga brasileira, da cidade de Ibiporã, Estado do Paraná, mesma cidade de Dom Pedro Zilli, chegou na Guiné-Bissau no dia 26 de outubro passado. Na segunda-feira, dia 04 de novembro, depois de alguns dias na cúria de Bafatá, ela seguiu para a  Paróquia “Imaculado Coração de Maria”, em Bambadinca, distante 30 kms. de Bafatá, onde realizará sua missão por um ano. Em Bambadinca, a Maria residirá na casa das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, cuja superiora é a Irmã Estela Gonzales Velasco que também chegou na Guiné-Bissau no mês de outubro passado, substituindo a Irmã Maria Goretti Martinez Ortega que, depois de 17 anos de serviço missionário neste nosso País, retornou ao Mexico no mesmo mês de outubro. Neste domingo, dia 10 de Novembro, Dom Pedro esteve em Bambadinca para a celebração da Santa Missa. Durante a celebração,  deu boas-vindas à Maria e à Irmã Estela. Pediu ao Senhor que as abençoasse na nova missão que estão a iniciar no serviço da catequese, saude, pastoral da criança, educação,...! Agradeceu ao Senhor pelo testemunho de amor e por todo o serviço realizado na Guiné pela Irmã Goretti.
A  Maria Bordini ja esteve  na Diocese de Bafatá de setembro 2004 a julho 2006.  Nesse tempo, ela ensinou  costura em várias missões da Diocese de Bafatá e mesmo de Bissau, costurou  túnicas, cortinas e vários outros tipos de roupa, cuidou da casa do bispo, procurou  estar com os jovens e até mesmo ensinar-lhes alguns cantos, participou na encenação de Natal e outras atividades.
 
Irmã Estela, Dom Pedro, Irmã Goretti
 

sábado, 9 de novembro de 2013

ORDENAÇÕES DIACONAIS EM BAFATÁ


 
Neste sábado, dia 09 de novembro, Dom Pedro Zilli teve a graça de ordenar mais dois diáconos na Diocese de Bafatá: Admir Isnaba Tamba e Paulo de Pina Araujo. Admir pertence  à Paroquia Nossa Senhora Consolata de Empada  e Paulo à Paroquia Nossa Senhora da Graça, sede da Diocese, em Bafatá. A celebração foi realizada num espirito de profunda alegria, com uma boa participação de sacerdotes, religiosas, leigos missionários, seminaristas, familias, jovens... tanto da Diocese de Bafatá como de Bissau.

 
Dom Pedro Zilli, na homilia, manifestou toda a sua alegria por mais duas ordenações diaconais, exortou o Admir e o Paulo a não se esquecerem de viver o diaconato no serviço, especialmente aos mais necessitados; a cultivarem um grande amor à Palavra de Deus, à  Santa Eucaristia, à oração; a entregarem suas vidas a Deus, procurando deixar de lado seus próprios interesses. O Admir vai fazer realizar o seu ano diaconal na Paróquia São Daniel Comboni em Bafatá e  o Paulo na Paróquia São José em Bolama.
Diaconos Admir e Paulo