sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DOM WILSON E PE. VILSON VISITAM A GUINÉ-BISSAU


D.Pedro Zilli, Pe.Antonio Ambona, D.Wilson Jonck, Pe.Maio da Silva e Pe.Vilson Groh, homenagem em Empada
De 11 a 24 de Janeiro, Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, SC, Brasil e o Pe. Vilson Groh, da mesma arquidiocese, visitaram a Guiné-Bissau. O objetivo da visita consistia em encontrar Pe. Lúcio Espindola Santos, a Comunidade Divino Oleiro, originários da Arquidiocese, os bispos, o PIME, as Comunidades de Empada e Tite. Chegando em Bissau, no dia 12, reuniram-se com Dom Pedro Zilli e Pe. Alberto Zamberletti, Superior Regional do PIME, para um agradecimento recíproco pela presença do Pe. Lúcio Espíndola Santos, sacerdote de Florianópolis e Associado ao Instituto. De passagem por Bafatá, com Dom Pedro, viajaram para Empada, pois aquela Missão acolheu, num passado recente, o Pe. Lucio e os irmãos da Comunidade Divino Oleiro. Ao mesmo tempo, encontraram sacerdotes, irmãs, comunidade e alunos do Liceu Dom Settimio Arturo Ferrazzetta beneficiado com 200 bolsas de estudos provenientes de Florianópolis e Curitiba, através do Instituto Vilson Groh (IVG), Instituto que acolheu Pe. Maio da Silva, diocesano de Bafatá, em agosto e setembro do ano passado; Empada viveu uma profunda alegria com os irmãos visitantes, ocasião para um lindo momento de fraternidade, de solidariedade e de sentido de Igreja. De Empada, sempre com Dom Pedro, seguiram para Tite, para encontrar Pe. Lucio, os irmãos da Comunidade Divino Oleiro: Claudia, Valter e Karina. Em Tite estavam também três benfeitores dos “Amigos de Tite” com sede em Verona: Atilio Mazzotto, Novello Santos e Savina que apoiam a Missão, com especial atenção ao Hospital Carlotta, desde os idos de 1986. Foram feitas reuniões com Dom Pedro, Pe. Lúcio, Divino Oleiro, “Amigos de Tite” e comunidade para estudar possibilidades de intensificar apoios à Missão nos âmbitos da evangelização, saúde e educação. 
Na comunidade de Tite
Durante a permanência em Tite, houve visitas a alguns bairros onde há catequeses, como também à ilha de Bolama, onde Pe. Abraão Ambessum Sambu é pároco desde Outubro do ano passado. Dom Wilson, nas suas palavras, manifestou  disposição em continuar a “apoiar a atividade da Diocese de Bafatá, com especial atenção às crianças, à juventude e ao Hospital Carlotta de Tite”.
Sob o tema “conhecimento de si mesmo e espiritualidade”, Dom Wilson orientou, de 20 a 23, um encontro de formação, no centro de Espiritualidade de Ndame, para sacerdotes, consagrados e consagradas. O encontro contou com mais de 40 participantes.
Em Empada, Tite, Bolama e Bissau, os dias foram marcados por momentos intensos de oração e de grande animação, fundados na comunhão eclesial e na fraternidade  que, como diz o Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2014, “é fundamento e caminho para a paz”

No curso em Ndame