segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DIOCESE DE BAFATÁ


Marcia, Ir.Cleonice, Ir.Dirce, D.Pedro e Pe.Nelito
Entre os dias 25 de janeiro a 12 de fevereiro, a Diocese de Bafatá, através da Comissão de Educação e Ensino, promove o curso de formação para 120 professores nos núcleos de Bafatá, Empada, Bambadinca, Bolama  e Tite.
Para ministrar o curso, a Diocese conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que enviou uma equipe composta por quatro professores, a saber: Ir Dirce da Silva, assessora da Comissão Episcopal Missionária da CNBB, Ir Cleonice Aparecida dos Santos, superiora das Irmãs da Instrução Cristã, com sede em Maringá-Paraná, Márcia Muniz, Assistente Social, coordenadora do SASOP (Serviço de Assessoria a Organização Populares Rurais) - ONG, com sede no Estado da Bahia e o Pe Nelito Dornelas, da assessoria das  Pastorais Sociais da CNBB. Esta equipe é composta por psicólogos, psicanalista e assistente social.
O objetivo do curso é contribuir com os professores em sua qualificação humana e profissional possibilitando-lhes uma melhor qualidade na pratica educacional.
Segundo Ir Ana Lúcia coordenadora da Comissão Educação e Ensino da Diocese de Bafatá, este curso possibilitará uma melhor relação interpessoal entre professores e alunos, contribuindo na administração dos conflitos e na construção de uma prática educacional interativa, fundada na afetividade.
Nas palavras de boas vindas na abertura do curso, o bispo de Bafatá, Dom Pedro Zilli, ressaltou a importância da solidariedade entre as igrejas da Itália, Portugal e Brasil com as Dioceses de Guiné Bissau na formação de seminaristas e de professores, como uma forma de completar à inacabada obra missionária, referindo-se a uma imagem de São Francisco Xavier, cuja escultura incompleta encontra-se em Setúbal, Portugal.
No primeiro dia do curso houve uma boa e valiosa participação dos educares, cuja experiência espera-se repetir nos outros grupos. 
 
Salão da cúria de Bafatá, formação dos professores.