domingo, 13 de abril de 2014

ELEIÇÕES GERAIS NA GUINÉ-BISSAU

No dia 22 de março passado D.José Câmnate na Bissign e D.Pedro Zilli publicaram uma mensagem para as eleições gerais 2014. Hoje 13 de abril, quase 800 mil eleitores, estão indo as urnas para as votações da primeira volta para a eleição do Presidente da Republica e 102 deputados para Assembleia Legislativa. O jornal DN Globo propôs a seguinte síntese da mensagem:
A mensagem dos bispos de Bissau e Bafatá é clara: "não venda o seu voto", escrevem na declaração conjunta dirigida aos fiéis a propósito das eleições gerais deste domingo na Guiné-Bissau.

"Não venda o seu voto por bens materiais, porque isso fere gravemente a sua própria dignidade humana e a da sua sociedade", referem os líderes católicos José Câmnate  e Pedro Zilli.
Em vez de vender o voto, os bispos propõem que os eleitores deem "uma prova de maturidade cívica e moral" e exerçam o seu direito, escolhendo os melhores depois de dois anos de transição política, após o golpe de Estado de abril de 2012.


"Depois de um período deplorável, chegou o momento decisivo para a mudança que começa com o voto", refere a mensagem endereçada especificamente aos crentes, políticos, militares, comunicação social, cidadãos guineenses e comunidade internacional.
Aos políticos, os bispos pedem "programas realistas" que cumpram "escrupulosamente as regras estabelecidas".
"Que a busca de poder seja motivada unicamente pelo desejo de servir a nação", conclui a mensagem, que destaca o facto de as eleições quase coincidirem com a Páscoa.

Bissau