sábado, 26 de abril de 2014

DOM PEDRO ZILLI VISITA A PRISÃO DE BAFATÁ



Na manhã de 19 de abril ‘14, Sábado Santo, em companhia da Adriana Nishiyama, leiga missionária de Maringá, Brasil, na Diocese de Bafatá desde 2006, Dom Pedro Zilli esteve visitando os prisioneiros de Bafatá. Levou-lhes uma foto que ele fez com o Papa Francisco no dia 09 de abril. Falou-lhes que entregou ao Papa duas fotos feitas na prisão no dia 14 de março do ano passado, dia seguinte à sua eleição: numa, a foto do Papa, Dom Pedro e prisioneiros e noutra, foto do Papa, Dom Pedro e um prisioneiro. Ficaram muito contentes. 


Falou-lhes da Páscoa, morte e ressurreição de Cristo. Cristo que deu sua vida pela nossa salvação. Citou exemplos de pessoas que imitaram a Cristo: deram suas vidas a Deus e aos irmãos. Depois fez-se uma festa: um pedacinho de colomba pascal para todos. Disseram, porém, que para o domingo de páscoa, não seria nada mal se tivessem uma carninha. Deixamos um dinheiro para eles. Tudo isto, graças aos amigos e benfeitores. Na prisão de Bafatá, a Paróquia Nossa Senhora da Graça, a Adriana, o Diácono Admir Isnaba Pereira Tamba, os seminaristas fazem um bom trabalho de catequese, cuidados de saúde e outras ações de grande ajuda à dignidade dos prisioneiros. 


quarta-feira, 23 de abril de 2014

MISSA CRISMAL EM BAFATÁ


Na terça-feira Santa, dia 15 de abril, foi celebrada a Missa Crismal na Sé Catedral de Bafatá. A celebração, presidida por D. Pedro Zilli, contou com a presença dos sacerdotes, irmãs e leigos missionários e fiéis das missões da Diocese. Dom Zilli apresentou aos diocesanos as Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação (Dorilene, Etelvina e Francisca), em Bolama desde o dia 23 de março. Agradeceu o Pe. Gérard Meyer, da Congregação dos Espiritanos, em Gabu desde 2004 e primeiro pároco da Paroquia Santa Isabel de Gabu, erigida em 2005. Ele retornará à França. Dom Pedro parabenizou o Centro “Feira das Possibilidades” de Nhabijão que neste ano 2014 está a celebrar dez anos de serviço ao povo da Guiné-Bissau. 


Exortou os presentes a rezarem pela Fundação João Paulo II para o Sahel que neste ano completa 30 anos. Convidou a todos a agradecerem a Deus pelo dom de mais dois santos na Igreja: João XXIII e João Paulo II. Na homilia, Dom Pedro falou da sua alegria por estar reunido com a toda a Diocese para a renovação das promessas sacerdotais e para a bênção dos óleos dos doentes, dos catecúmenos e do crisma. Pediu que todos os presentes renovassem a vida cristã recebida nos sacramentos. Pediu aos consagrados na vida religiosa que renovassem a própria consagração. No fim da celebração anunciou que os diáconos Paulo de Pina Araujo e Admir Isnaba P. Tamba foram admitidos ao sacerdócio. O Paulo será ordenado no dia 31 de maio em Bafatá e o Admir no dia 21 de junho, em Empada.

 
Diáconos Admir e Paulo com Dom Pedo 

domingo, 13 de abril de 2014

ELEIÇÕES GERAIS NA GUINÉ-BISSAU

No dia 22 de março passado D.José Câmnate na Bissign e D.Pedro Zilli publicaram uma mensagem para as eleições gerais 2014. Hoje 13 de abril, quase 800 mil eleitores, estão indo as urnas para as votações da primeira volta para a eleição do Presidente da Republica e 102 deputados para Assembleia Legislativa. O jornal DN Globo propôs a seguinte síntese da mensagem:
A mensagem dos bispos de Bissau e Bafatá é clara: "não venda o seu voto", escrevem na declaração conjunta dirigida aos fiéis a propósito das eleições gerais deste domingo na Guiné-Bissau.

"Não venda o seu voto por bens materiais, porque isso fere gravemente a sua própria dignidade humana e a da sua sociedade", referem os líderes católicos José Câmnate  e Pedro Zilli.
Em vez de vender o voto, os bispos propõem que os eleitores deem "uma prova de maturidade cívica e moral" e exerçam o seu direito, escolhendo os melhores depois de dois anos de transição política, após o golpe de Estado de abril de 2012.


"Depois de um período deplorável, chegou o momento decisivo para a mudança que começa com o voto", refere a mensagem endereçada especificamente aos crentes, políticos, militares, comunicação social, cidadãos guineenses e comunidade internacional.
Aos políticos, os bispos pedem "programas realistas" que cumpram "escrupulosamente as regras estabelecidas".
"Que a busca de poder seja motivada unicamente pelo desejo de servir a nação", conclui a mensagem, que destaca o facto de as eleições quase coincidirem com a Páscoa.

Bissau

terça-feira, 1 de abril de 2014

CONSELHO PRESBITERAL REUNE-SE EM BAFATÁ

Pe.Domingos, Pe.Fabio, Pe.Avito, Pe.Alberto, D.Pedro. Pe.Gerard, Pe.Abraão, Pe.Clemente e Pe.Lucio
Realizou-se nos dias 26 e 27 de Março na Cúria de Bafatá, a 32ª reunião do Conselho Presbiteral Diocesano. Pela primeira vez reuniu-se somente com representantes do clero na Diocese e não com todos os presbíteros, nela presentes, como sempre foi feito desde o inicio da Diocese, em 2001. Atualmente a Diocese de Bafatá conta com 19 presbíteros e o presente CP é composto por 7 membros: o Vigário Gerál, P. Domingos da Fonseca como membro “de jure”, os padres Clemente Gomis K. Da Yunkan e Lúcio Espíndola Santos como membros escolhidos pelo Bispo, os padres Abraão Ambessum Sambú, Fabio Motta, Alberto Gomes e Avito Fernandes de Araujo como membros eleitos. Participou também da reunião, o Pe. Gerard Mayer. O mandato do presente CP terá a duração de três anos. Durante a sessão foram aprovados os seus Estatutos e que, uma vez promulgados pelo Bispo Dom Pedro Zilli, irão regulamentar  seus futuros trabalhos. Entre outros assuntos, foi estudada a proposta para a preparação do próximo Secretariado de Pastoral Alargado previsto para os dias 9 e 10 de Junho de 2014 que irá elaborar um plano de ação pastoral para os próximos três anos, tendo em conta o tema da família proposto pelo Papa Francisco rumo ao Sínodo dos Bispos em 2015. Dom Pedro falou dos novos projetos de abertura de missões na diocese: Cacine, Gabú e Quebo-Forea.