sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bispo é uma providência para o país

A tese é do padre Domingos Cá, vigário geral da Diocese de Bissau, convidado a pronunciar-se sobre os 10 anos de ministério de Dom José Câmnate na Bissign, na Diocese de Bissau.
Segundo o presbítero, o bispo começou o seu ministério no ano 2000, quando se vivia um clima de instabilidade, facto que inspirou a escolha do seu lema episcopal: "Felizes os construtores da Paz", no ano de 2000. Para o padre Cá, o momento mais forte de empenho foi aquando dos acontecimentos políticos de 2003, quando dom José Camnate foi chamado para chefiar a comissão técnica “ad hoc”, até ao governo de transição. O bispo emprestou o seu génio conciliador como palavra de esperança para o povo. “Isso é uma providência de Deus!”, exclamou. Padre Domingos Cá é vigário da diocese desde que dom José ascendeu ao cargo de serviço de bispo; ele
olhando para frente, apontou esperançoso que os desafios ainda se impõe na senda do diálogo e da reconstrução do país, para deixar-se definitivamente para atrás as contradições, para a construição de uma sociedade justa com ajuda e carisma do bispo, por isso rezou: “ Neste dia pedimos força e bênção de Deus para ele”.

Biografia de Dom José Camnate na Bissing
Dom José Camnate na Bissign é o primeiro bispo guiniense; nasceu em Binduro, em Mansoa no dia 28 de Maio de 1953, filho de Matcha Bechala na Bissing e de Bama na Mbadé. Frequentou a escola em Catió e depois em 1965 em Bafata fez a 4ª classe, até entrar no seminário menor em 1969. Em 1971 deixou Bafatá e veio para o Seminário de Bissau frequentando curso geral e complementar no Liceu Honorário Barreto. No ano lectivo 1974/75 foi professor de Português e história no Boé (escola agrícola). Em 1976 viajou para a União Soviética, como representante do Liceu, no mesmo ano ingressou no Seminário de Sebikotane, no Senegal, onde frequentou os Cursos de Filosofia e Teologia.
Em 12 de Julho de 1981 foi ordenado diácono e em 31 de Dezembro de 1982, no Estádio de Lino Correia, era ordenado Sacerdote por Dom Settimio. Nos anos de 1984 a 1986 cursou Pontificia Universidade Urbaniana, em Roma, o Curso de Teologia Moral e em 1991 foi nomeado Secretário particular do então bispo diocesano, de Dom Settimio e no mesmo ano serviu a diocese como Vigário Pastoral.
Em Janeiro de 1999 com a morte de Dom Setímio Ferrazzetta foi escolhido como Administrador Apostólico da Diocese da Guiné-Bissau, cargo que desempenhou até ao anúncio da sua nomeação como bispo da diocese, a 18 de Novembro de 1999, vindo a sagrar-se no dia 12 de Fevereiro de 2000.