sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Partilha de experiencia é o sentido do carnaval católico

A afirmação é de Casimiro Jorge Cajucan, coordenador da Comissão da Juventude e Adolescência para Bissau e membro da comissão organizadora do Carnaval Católico Edição 2010. “O carnaval, maior manifestação cultural do país, tem que exprimir a riqueza cultural das nossas diferentes etnias”, disse.
Segundo o responsável esta foi a ideia que inspirou a proposta do carnaval organizado pelos jovens cristãos católicos. A primeira edição foi feita no ano 2000 e foi articulada pela Irmã Inês e o jovem Calô. Depois de 9 anos o evento cresceu e tem oferecido alternativas à comunidade guineense que muitas vezes lhe chamam “verdadeiro Carnaval”. Porém, para a organização a maior dificuldade, para o Casimiro é encontrar os patrocinadores que não os atendem por falta de espaço para comercializar seus produtos. “O nosso objectivo é outro, é evangelizar”, defendeu. Enquanto isso, a realização tem em mãos, pela evangelização, aproximar a realização a jovens de outras confissões religiosas, coisa que poderá acontecer no próximo ano, depois que se abrirem caminhos de aproximação com a assembleia que se espera realizar, nos próximos dias, “vamos contar pelo menos com a juventude evangélica”, estimou.
O carnaval católico parece uma experiência única e constitui para a Igreja de Bissau, uma conquista uma pastoral a preservar.