quarta-feira, 10 de março de 2010

Missão é um desafio de presença no meio do povo

Assim definiu o padre Jaime Coimbra de Nascimento do PIME, responsável da equipa pastoral na comunidade de Bubaque, na diocese de Bissau, “nossa presença é pequena mas ser missionário é aceitar o desafio de estar presente”. O presbítero é de nacionalidade brasileira e trabalhou na comunidade como vigário paroquial. À frente da comunidade nos últimos anos entende que sua idade é também outro desafio: “Na cultura africana o mais velho tem muito valor, eu que nem barba tenho, percebo que as pessoas têm algumas dificuldades”, disse.
Para toda região das iIhas Bijagos o missionário defende que a Diocese de Bissau deve abrir mais missões, havendo para um conjunto de 37 ilhas habitadas apenas uma missão, em Bubaque, com um número de comunidade muito reduzida, por causa da dificuldade de deslocação. Há Ilhas em que os missionários nunca chegaram, as pessoas não conhecem o evangelho nem tão pouco a igreja. A mensagem cristã chega-lhes pelas missões evangélicas que estão nestas comunidades com mais presença.
A Guiné-Bissau é um país com 36.125 kilometros quadrados dos quais 1.500 Kilometros quadrados é insular. O acesso às localidades das Ilhas se faz geralmente de canoas, havendo ainda muito pouco investimento no transporte fluvial.