quinta-feira, 11 de março de 2010

Presença do Núncio Apostólico abre perspectivas à formação dos futuros padres

A satisfação foi manifestada pelos participantes no encontro que marcou agenda do Dom Luís Montemayor, Nuntio Apostolico e do sub –secretário da Propaganda Fide, padre Massimo Cenci na manhã de 5ª Feira, dia 11 de Março de 2010 com os estudantes seminaristas, no Seminário Maior da Guiné-Bissau. “Aqui o seminário está numa fase inicial, ainda não tem uma tradição: queremos saber como está constituído, o seminário o e seus estatutos para a aprovação pela Propaganda da Fé ”, disse padre Massimo.
Por sua vez Dom Luís destacou a orientação espiritual e missionária no plano académico. Para o Núncio, saber se os seminaristas frequentam a direcção espiritual e se esta é devidamente orientada é uma preocupação, bem como a orientação missionária da formação teológica, de que forma estão articulados “os aspectos culturais de que forma estão a ser tratados, as línguas, e a cultura”. Outro dado que também foi abordado é a equiparação dos estudos ao Protocolo de Bolonha. Interagindo o seminarista António Tchiami comentou com satisfação o que ouviu, “num mundo globalizado não podemos andar sozinhos”. No fim do encontro em nome dos seus colegas, o seminarista Admir Tambá agradeceu a presença.
Os bispos de Bafata e Bissau estiveram presentes, no encontro. O Seminário Maior da Guiné-Bissau foi fundado por Dom Setimio Ferrazzetta. Com a criação da nova Diocese de Bafata passa a Seminário Interdiocesano, acolhendo seminaristas das duas dioceses bem como de institutos religiosos, presentes na Guine - Bissau.