segunda-feira, 1 de março de 2010

" Nós podemos"

A expressão, traduzida em Crioulo: “Anos nô Pudi” dá título a uma pequena escola de artesanato na Ilha de Bubaque , orientado pelo padre Maurilio Vaz da Silva, brasileiro associado ao PIME. A escola envolve uma rede de jovens que nas aldeias (Tabancas) da comunidade fazem a colecta de sementes de árvores e 8 jovens no processo de aprendizagem artística.
Segundo o padre, que não aceita de se chamar artista, a ideia nasceu da observação da flora, das plantas, “Nunca fiz arte, mas acho que desta forma podemos educar para a vida os mais jovens”. A oficina coordenada em cada mês por cada um dos 8 jovens oferece aos turistas que visitam a Ilha objectos e lembranças, porta-chaves e também alguns objectos religiosos. Anceler Tchagô, 17 anos de idade, coordenador no mês disse que está a se descobrir como um pequeno artista, “quando terminar vou montar o meu pequeno serviço”, defendeu.
A escola de artesanato ainda tem instrumentos rudimentares de arranjo de materiais e tratamento. Este é o primeiro grupo de jovens que faz a experiencia.