terça-feira, 2 de março de 2010

O Caminho pela PAZ

Padre Domingos Cá, Vigário Geral da Diocese de Bissau
É sempre desafiador, mas está presente em cada coração. A PAZ é preciosa para os Crentes e não crentes. Sabemos porém, que ela não cai do céu, é fruto de um árduo trabalho que supõe renúncias.
Assim se exprimiram os líderes religiosos quando falaram dela, “Si nô súmia bentu, nô na otcha turbada; Si nô súmia bardadi, nô na otcha paz”! (Se semearmos ventos colheremos tempestades, se semearmos verdade colheremos paz). Naqueles dias 1 e 2 de Março 2009, com poucas horas de intervalo, quando o horror enchia nossos ouvidos, não se calaram os líderes religiosos das três comunidades da Guiné-Bissau. O documento lembrou os nomes de pessoas que se deram pela paz: “Até agora ainda não soubemos escutar nem imitar: o Bispo D. Settímio Ferrazzetta, o Aladje Malam Serco Indjai e o Pastor Ernesto Lima”, escreveram.
Depois de um ano dos trágicos acontecimentos, seria momento de perguntarmo-nos que caminho estamos a fazer? Acredito que a fé e a esperança dos crentes, nas comunidades dão alento a cidadania, em meio as contradições do dia a dia. Porém, espero que a verdade seja a fiel companheira de todos nós, em busca do futuro melhor para todos nós