quarta-feira, 3 de março de 2010

Escutismo católico em aniversário de existência

A festa foi assinalada com uma celebração que reuniu o corpo de escutas, cerca de mais de 3 mil jovens na cidade de Bissau, na paróquia de Fátima, no último domingo de Fevereiro de 2010, em missa presidida pelo seu assistente, Padre Guilherme Alberto, “Triguinho”.
O padre lembrou a trajectória do escutismo na Guiné-Bissau e a sua identidade, para a formação dos jovens em prol de uma cidadania esclarecida. Enalteceu a presença do movimento em todos os sectores, em número de 10 agrupamentos, sem esquecer os desafios de ser do escutismo africano.
O escutismo chegou a Guiné-Bissau em 1966 fundando pelo padre Artur Carreira das Neves e foi fundado, tendo como patrono Luís de Camões e padroeiro S. Jerónimo. Em 1974 foi interrompido, vindo a retomar a marcha em 1991, com a aprovação de Dom Settimio Ferrazzetta e com a refundação em 1993. Hoje é dos movimentos juvenis mais expressivos na educação dos jovens nas comunidades encetando linhas de diálogo com outras confissões que também têm escutismo.