terça-feira, 20 de abril de 2010

Seminário com esperança de melhor servir às vocações

Melhorar as condições de acolhimento e formação dos futuros padres é o indicativo que marca a celebração do dia dedicado as vocações em 2010, no Seminário Maior Bissau. Um ano considerado como “Ano Gordo”, por dom Pedro Zili, bispo de Bafata, pelo número de candidatos às ordens sacras apresentados neste ano lectivo, num total de 15 candidatos, entre diocesanos e religiosos.
A esperança é assinalada com a recente visita do Dom Luís Montemayor, Nuncio Apostolico e do sub –secretário da Propaganda Fide, padre Massimo Cenci, no dia 11 de Março de 2010. Para o bispo de Bissau, a presença do Nuncio ajudou a sentir de maneira mais forte a necessidade de ampliar as estruturas, como as salas de aula, a biblioteca, bem como a pensar a na formação de professores. Até agora, o seminário conta com a generosidade da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB que envia anualmente professores, mas, “nós temos que pensar no corpo docente local, com os nossos próprios padres”, disse o bispo de Bissau. O segundo aspecto sublinhado na visita é o de reflectir em todo curriculum do seminário, desde o propedêutico até a teologia; pensar numa planificação da formação.
O seminário abriu as portas em 2001, em Bissau terminando o círculo de envio de seminaristas da Guine - Bissau para o Senegal e Costa de Marfim. Actualmente é dirigido por uma equipe formadora de padres diocesanos. O Reitor é o padre Bernardo Gomes, padre Francelino Nhaga, vice-reitor. O seminário serve às Congregações sedeadas na Guine - Bissau e ás dioceses de Bissau e Bafata.