terça-feira, 18 de maio de 2010

Localidade fronteriça de São Domingos poderá ter congregação religiosa

Os contactos começaram há 3 anos com as Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres, congregação de origem francesa presente no Senegal há mais de 150 anos. A localidade de São Domingos, a norte de Guine -Bissau e a Sul de Senegal, tem uma pequena comunidade cristã que é assistida por uma missão que fica há uns 36 Km, numa estrada de acesso muito péssimo.
Para dom José Câmnate, a presença das madres destina-se a apoiar o crescimento da comunidade cristã com a formação dos agentes, sobretudo catequista para assistência às aldeias. Alem das transacções comerciais entre os dois países (Guiné e Senegal), comunidade de São Domingos está em crescimento com a construção recente de um liceu que poderá atrair moradores, na localidade. Porém, é considerada uma zona de conflito, com a presença na região dos independentistas da Casamansa. “Gostaríamos como igreja com a diocese de Zinguinchor (a sul de Senegal) relançar a esperança, num projecto que reforce as linhas de diálogo”, disse dom José.
Na recente visita exploratória, as Irmãs de Nossa Senhora do Imaculado Conceição de Castres levaram boa impressão e bons motivos de presença missionária. Ir Isabelle Dieng, provincial elogiou a visão pastoral e, por sua vez, em sua companhia, a Ir Laure Andre Badji, natural da região disse que reza para a concretização do projecto.
A congregação chegou a África em 1848, fixando-se em Dakar. No continente não param de crescer, espalham sua presença em várias dioceses, além de Senegal também Benin, Gabão e Congo Democrático.