quinta-feira, 20 de maio de 2010

A tradição ao Espirito Santo em Bissau

Antiga romaria da Legião de Maria que partia da catedral de Bissau ao centro diocesano de espiritualidade Ndame, no sábado, que antecede o domingo de Pentecostes é tradição dos jovens do sector de Bissau para invocar o Espírito Santo.
Os romeiros na sua maioria grupos de jovens concentram-se na catedral e partem em oração até a Ndame. Uma noite que costuma ser difícil, porque em Bissau já é época de chuvas. Porém, para os participantes vencer os obstáculos é uma forma de ir ao encontro do Dom que renova a Fé. A tradição lembra ainda o nome da Ir Inês Paulo Albino, ASC, dinamizadora dos grupos desde 2001 e o padre Leopoldo Pastori, PIME, com o seu génio carismático de músico e compositor que durante algum tempo serviu a comunidade no centro diocesano de espiritualidade.
Este ano, o tema toma é tirado do texto de Actos dos Apóstolos, “Ides receber a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas”.

RENOVAMENTO CARISMÁTICO
O Movimento de Renovação Carismático Católico assinala presença na noite de sábado, 22 Maio 2010 com a oração ao Espírito Santo. A partir de 23 na Catedral invocam o dom do Espírito, no lema: Só Jesus salvará a Guine-Bissau e com o tema: Jesus fonte de Salvação.
0 padre Jonas, assistente espiritual, o frei Michael, pároco da Catedral, o senhor Tonecas Vieira e o senhor Quintino vão dinamizar a noite de adoração.
A oração ao Espírito Santo, no Movimento Carismático Católico, iniciou no ano 2000, na paróquia de Santo António de Bandim. No ano passado, os carismáticos fizeram a oração na paróquia de Fátima.