sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ano Sacerdotal celebrado com novos padres

Admir Cristiano Barreiro, 29 anos, Francisco Fernandes, 28 anos, e Avito José Fernandes de Araújo, 30 anos, serão ordenados dia 5 de Junho de 2010, neste Sábado, na Diocese de Bafata.
A ordenação é apontada, pelo bispo da diocese, dom Pedro Zilli como um momento de graça, descrevendo como um ano “gordo”, em números de jovens feitos padres, na Igreja Católica da Guiné – Bissau. Assim com mais estes três padres eleva-se para 9, o número de padres ordenados neste ano de 2010, saídos do Seminário Maior de Bissau, esperando-se ainda por ordenar mais 2 padres na Diocese de Bissau. Os números, na Igreja Católica da Guiné-Bissau são indicativos do crescimento da Igreja, resposta de fé das famílias cristãs à Palavra vivida.
A ordenação de padre é um momento importante também para as famílias dos candidatos que, através do rito da consagração ao serviço da Deus e dos irmãos pela Igreja, os acompanham e os oferece a Deus que os chamou desde o seio familiar. O acto na liturgia inculturada, na Guine – Bissau, é expresso com gestos no momento da prostração, com a preparação do leito pela família.
O Ano Sacerdotal que foi aberto a 19 de Junho 2009 e que termina dia 19 de Junho 2010 pelo Papa Bento XVI, com o tema Fidelidade de Cristo Fidelidade do Sacerdote foi pensado para propor aos padres maior aprofundamento das exigências da entrega para melhor servir a Igreja na fidelidade.