terça-feira, 1 de junho de 2010

Crianças ganham um hospital

A estrutura inaugurada neste 1º de Junho 2010 foi construída de raiz, num esforço da Diocese de Bissau e parceiros italianos. A iniciativa foi aclamada pela senhora Maria Adiatu Djalo Nandigna, Ministra da Comunicação Social, em representação do 1º Ministro, ao evento, como “maior prenda para as crianças”.
A responsável defendeu que o facto era um sinal ilustrativo de que as organizações da sociedade civil, numa clara alusão a Igreja Católica, contribuem para a satisfação das necessidades das pessoas mais carenciadas. Em sua opinião, é uma iniciativa meretória. “A partir de agora Guine - Bissau dispõe de uma unidade hospitalar destinado as nossas crianças, isso vem colmatar uma lacuna assistencial”, disse. Por sua vez, o governador local da região de Biombo reconheceu à Igreja Católica o papel da sua intervenção social na região. Senhor João Gomes Lima Wahnon pediu ao seu governo outras acções que possam favorecer o bom desempenho do Centro Hospitalar e, da sua parte, prometeu tudo fazer para a boa assistência à comunidade. O governante lembrou ainda o nome do padre Baptisti Ermanno, PIME, que, na Guine-Bissau, desde 1970 a 2009, está na origem do empreendimento. Pediu para ele, ausente ao evento uma salva de palmas e o aclamou como, cidadão do Biombo, sua região de jurisdição, acrescentando que se chamava na comunidade: “Irmão Baptista”,
O bispo de Bissau não escondeu a satisfação considerando que a data era um ponto de chegada e de partida. Saudando as crianças, internadas diminuídas fisicamente pela doença, lembrou aos adultos de semear a generosidade pelo empenho a fovor da sua recuperação. “Esperamos que amanhã quando elas forem adultas saibam lutar e sacrificar-se pelo bem-estar de outras crianças. No ponto de partida evocou o interesse de os guineenses no estrangeiro a voltarem a sua terra para ajudar seus irmãos, “ Se os benfeitores italianos se sacrificam o que é que deveremos fazer nós por nós mesmos pelos nossos filhos”?

EM NOME DAS CRIANÇAS
Na ocasião, as crianças não esconderam a satisfação. A espontaneidade encheu ambiente, com o bale guineense. A menina Josefina Diogines Cassamá,9 anos, cortou o silêncio do tambor pronunciando em vivo italiano: “Nós crianças guineenses agradecemos a vossa generosidade”. Da plateia o Dr Morandi Giovani não escondeu a emoção saiu informalmente a saudar a jovem menina, comovido. O gesto calou profundamente os visitantes que aplaudiram em seguida.
O centro hospitalar São José de Bôr começou as suas actividades em 2005, como Clínica Pediátrica de Bor. Em Setembro de 2009 foi visitado pelo 1º Ministro da Republica, o senhor Carlos Gomes Junior. Hoje, dia 1 de Junho, inaugurado o seu Bloco Operatório, passa a titulação de Hospital Pediátrico S. José de Bôr.