Palavras do coordenador da Comissão Interdiocesana da justiça e paz, Frei Renato Chiumento, analisando com os membros da Justiça e Paz do sector de Bissau situação no país: “ O povo é o caminho da transformação”.
Frei Renato, chegado de Moçambique da consulta pós-sinodal partilhou com os membros da sua comissão a experiencia de outros países como a Zâmbia, onde os cristãos participam activamente no processo eleitoral, monitorização e contagem dos votos. Para o contexto da Guiné-Bissau, os membros da comissão na sua maioria leigos envolvidos profissionalmente com a coisa pública e política manifestaram adesão, augurando melhores dias para a Guine-Bissau: “Temos um povo muito passivo, mas muito presente, com capacidades que lhe são peculiares”.
Os participantes partilharam ainda o estudo sobre o método de análise social e empenho da participação política da Igreja. Opinaram que apesar de difícil o caminho é possível. A comissão Interdiocesana da Justiça e Paz foi criada em 2007. Actualmente desdobra-se numa série de acções por se ver presente em todas as comunidades. Na agenda leva a preocupação de formação dos agentes em temáticas ligadas a missão da Igreja e a politica.