quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bispos lusofonos reúnem-se em SãoTomé

Conferências episcopais dos países lusófonos encontram-se em São Tomé nos dias 2 a 9 de Julho de 2010. Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste vão reunir-se para discutir o tema "A Igreja e a luta contra a pobreza: Partilha de experiências”.
A pobreza já esteve na agenda da Caritas Lusófonas em encontro realizado em Bissau este ano. A expectativa é que os Bispos Lusófonos, com esta reunião orientem uma pequena declaração às autoridades políticas e governativas para com incentivo de políticas de combate à pobreza. Outros aspectos de agenda são a cooperação entre as comunidades da língua portuguesa; a comunhão entre as igrejas e o intercâmbio de propostas ao serviço da evangelização. O Seminário Maior de Guine – Bissau beneficia de presença anual de professores brasileiros para teologia e Filosofia, fruto desta cooperação.
Também tem sido debate a situação de jovens a procura de ensino superior. A declaração de Macau, no último encontro de 2008, orientou que se criem condições de vida digna, quando se quer oferecer bolsas de estudos aos jovens, depois de se congratular com aumento de vagas nas universidades brasileiras e portuguesas para jovens da lusofonia.
Até ao momento já foram realizados 8 encontros. Os dois Bispos de Guine - Bissau participam do encontro.